Suporte ao Professor
Preparar
Esta aula usa o Kit de Aprendizagem Pessoal BricQ Prime LEGO® Education. Se você não tiver acesso a este kit, poderá usar quaisquer outros Blocos LEGO ou materiais encontrados para cada aluno.
Nesta aula, seus alunos irão seguir o processo de design de engenharia para construir e testar um protótipo de uma invenção para melhorar seu espaço de trabalho.
Material do Aluno
Envolver
Promova uma discussão rápida sobre de onde vêm as ideias para invenções.
- Através dessa discussão, você e seus alunos irão desenvolver uma definição compartilhada de invenções e definir os critérios para a atividade de invenção.
Faça perguntas como essas:
- De onde vêm as ideias para invenções? (Respostas de exemplo: querer resolver um problema, ao fazer brainstorm.)
- Quais são algumas invenções úteis que você usa no seu dia a dia?
- De onde você acha que veio a ideia dessa invenção? [Incentive seus alunos a relacionar as invenções que eles citaram a um problema que eles enfrentaram. Isso os encorajará a “Design for You” (Projetar para Você).]
Mostre a primeira página Envolver da Apresentação da Aula.
- Esta página mostra modelos LEGO de exemplo dos “ajudantes de desktop”. Use esses modelos para ajudar a continuar a discussão e para inspiração de design posteriormente na aula.
Continue a discussão usando pontos de discussão e perguntas como essas:
- Diga aos seus alunos que esses modelos LEGO são protótipos de “ajudantes de desktop”.
- O que é um protótipo? (Resposta de exemplo: um protótipo é um exemplo aproximado que foi feito para mostrar uma ideia de design.)
Incentive seus alunos a descobrir que as invenções nascem da necessidade. Use perguntas e pontos de discussão como estes:
- Descreva seu espaço de trabalho.
- Que tipo de atividades você faz no seu espaço de trabalho?
- O que seu espaço de trabalho precisa?
- O que você poderia inventar para melhorar seu espaço de trabalho?
Dicas de Aprendizagem Híbrida para a Fase Envolver
Síncrono
- Promova uma discussão virtual de toda a classe durante o horário da aula agendada. Fale o mínimo possível. Incentive seus alunos a responder ou fazer perguntas por conta própria. Tente usar uma ferramenta de votação on-line ou função de bate-papo para que todos participem.
Assíncrono
- Mostre a página Envolver da Apresentação da Aula e escolha se seus alunos devem responder diretamente a você de forma individual ou coletiva em um quadro de discussão da classe. Os quadros de discussão on-line são uma ótima maneira de incentivar o envolvimento entre colegas sem exigir que todos os alunos estejam presentes ao mesmo tempo.
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Explorar
(15 Minutos)
- Peça aos alunos para abrir seus Kits de Aprendizagem Pessoal e explorar as peças.
- Explique que eles irão trabalhar de forma independente para construir um protótipo de um “ajudante de desktop”.
- Não há instruções de construção. Seus alunos podem consultar as fotos de modelo inspirador na página Envolver da Apresentação da Aula ou construir suas próprias ideias.
- Mostre o ciclo de design na página Explorar da Apresentação da Aula. Peça que seus alunos façam brainstorm de ideias para seus “ajudantes de desktop”, em seguida, criem protótipos e testem e avaliem suas invenções. Eles podem ter que passar pelo ciclo de design duas ou três vezes para obter uma solução viável.
- Lembre seus alunos que eles estão fazendo protótipos, não modelos polidos. Incentive todos os estilos de construção.
Dicas de Aprendizagem Híbrida para a Fase Explorar
Faça desse momento uma interação social. Os alunos gostam de construir com uma comunidade.
Síncrono
- Se seus alunos estão participando on-line, eles podem construir juntos em uma sala de reunião ou em pequenos grupos em salas de apoio.
Assíncrono
- Com a ajuda da família, incentive seus alunos a criar um espaço de trabalho designado para atividades em casa. Uma superfície bem iluminada, plana e limpa, livre de desordem, é uma superfície ideal para construção e teste. Por favor, tenha em mente que a situação na casa de cada aluno será diferente.
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Explicar
(10 Minutos)
- Faça seus alunos compartilharem e explicarem suas invenções a um colega.
- A página Explicar da Apresentação da Aula fornece instruções de conversa para ajudar os alunos a fazer e receber comentários.
- Lembre seus alunos de usar o contato visual, um tom de voz amigável e focar em exemplos específicos ao fazer comentários. Incentive-os a refletir sobre como podem melhorar suas invenções com base nos comentários que receberam.
Aqui estão algumas instruções sugeridas para fazer comentários:
- Estou realmente impressionado com...
- Gostaria de saber mais sobre...
- Tive a mesma ideia...
- Tive uma ideia diferente...
- Sugiro que...
Aqui estão algumas instruções sugeridas para receber comentários:
- Pense em qual parte de sua invenção você gostaria de receber comentários.
- Fale o que você pensa sobre...
- Como você acha que posso melhorar minha invenção?
- Há mais alguma coisa que você gostaria de comentar?
Depois que seus alunos tiverem compartilhado comentários, peça que expliquem seus processos de engenharia de design.
Faça perguntas como essas:
- Como você definiu o problema para solucionar em seu espaço de trabalho?
- Como você se saiu com as ideias de brainstorm?
- Como você testou e avaliou suas invenções?
Dicas de Aprendizagem Híbrida para a Fase Explicar
Síncrono
- Se os alunos estiverem participando on-line, revise as instruções de conversa dos comentários na página Explicar da Apresentação da Aula e peça que eles façam e recebam comentários uns aos outros em pequenos grupos em salas de apoio.
- Visite as salas de apoio e verifique a compreensão do aluno, fazendo com que cada grupo compartilhe um comentário específico.
- Responda às perguntas de seus alunos e aborde diretamente equívocos para desenvolver uma compreensão mais profunda do conceito em questão.
Assíncrono
- Incentive seus alunos a refletir sobre seus comentários compartilhando com todo o grupo ou postando um comentário no bate-papo em grupo.
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Elaborar
(5 Minutos)
- Peça que seus alunos expliquem como melhorariam suas invenções e como o feedback de seus colegas os ajudou.
- A página Elaborar na Apresentação da Aula mostra exemplos de como os modelos de inspiração LEGO poderiam ser revistos. Você pode usar esta página para inspirar seus alunos a encontrar maneiras de melhorar suas invenções.
- Se você já apresentou o SPIKE™ Prime LEGO Education à sua sala de aula, você pode incentivar seus alunos a pensar e esboçar como eles poderiam transformar suas invenções em modelos SPIKE Prime.
Dicas de Aprendizagem Híbrida para a Fase Elaborar
Síncrono
- Organize uma sessão programada de compartilhamento on-line na qual seus alunos compartilham como podem rever suas soluções.
Assíncrono
- Monte um passeio virtual onde seus alunos possam compartilhar seus trabalhos. Incentive-os a postar fotos e vídeos de seus trabalhos e conferir o trabalho de seus colegas.
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Avaliar
(5 Minutos)
- Convide cada aluno a compartilhar um exemplo de como sua invenção ajudou a melhorar seu espaço de trabalho e como eles melhoraram sua ideia inicial.
Peça aos seus alunos que levantem uma peça colorida para autoavaliar seu desempenho:
- Peça vermelha: Com alguma ajuda, consigo definir um problema e avaliar diferentes soluções de design para o problema.
- Peça amarela: Consigo explicar como definir um problema e explicar como avaliar diferentes soluções de design para o problema.
- Peça verde: Consigo ensinar os outros como definir um problema e ensinar os outros como avaliar diferentes soluções de design para o problema.
Dicas de Aprendizagem Híbrida para a Fase Avaliar
Você tem muitas opções de avaliação: uma tarefa escrita, uma apresentação oral em tempo real ou gravada ou um desenho que mostre a compreensão de seus alunos.
Síncrono
- Promova uma discussão virtual de toda a classe durante o horário da aula agendada.
Assíncrono
- Faça com que seus alunos reflitam sobre seus trabalhos postando uma tarefa escrita, uma apresentação oral em tempo real ou gravada ou um desenho que demonstre sua compreensão.
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Dicas para o professor
Você pode ensinar esta aula:
- Como uma aula introdutória para dar início à unidade Time da Invenção.
- Antes da aula Projetar para Alguém, para ajudar a preparar o ambiente para o projeto aberto.
- Ao final da unidade para ampliar a aprendizagem e a inovação de seus alunos.
- O Kit de Aprendizagem Pessoal (PLK) é um kit de levar para casa. Por favor, siga a política de distribuição da sua escola.
- Uma Apresentação da Aula visual é fornecida na seção Recursos Adicionais deste plano de aula por unidade Use esta apresentação para acompanhar sua aula e orientar seus alunos através de cada um dos 5 Es.
Conceitos de Design de Engenharia
- Protótipo: Um protótipo é um modelo de amostra para testar uma ideia.
- Teste e avaliação: Um processo de medição de como as coisas funcionam bem. Você testa um protótipo e avalia o desempenho dele.