BE-002

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30-45 min

3 ao 5 ano

Iniciante

Carro de Corrida

A luz muda de vermelha para verde, e apaga e você vai em frente! Será que sua equipe de pit escolheu as rodas certas? Será que sua equipe vai ganhar?

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos vão:
- Personalizar um carro de corrida para explorar diferentes variáveis, como massa e resistência à rolagem, para ver qual carro pode ir mais longe
- Registrar os dados e usá-los para fazer previsões e reconhecer padrões

Preparar

Revise o material online dos alunos. Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula.
Certifique-se de ter abordado formas de reconhecer padrões em movimento em uma aula anterior.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para sugestões.

Material do Aluno

Planilha do Aluno

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

 

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Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o através do material online dos alunos.

Promova uma rápida discussão sobre quais forças os alunos viram em ação enquanto assistiam à corrida de carros no vídeo.

Faça perguntas, como:

Que força faz um carro de corrida se mover? (A força de reação ou o impulso age nas rodas do carro para fazer com que elas se movam. Isso vem do motor ou de outra coisa que empurra o carro para a frente.)

Que força faz um carro de corrida parar? (A força do atrito tira energia do carro para diminuir sua velocidade enquanto ele anda sobre suas rodas. Isso é chamado de "resistência à rolagem.")

O que pode fazer o carro ir mais rápido ou mais devagar? (Reduzir a massa e o atrito da superfície ajudará o carro a ir mais rápido. Aumentar a massa e o atrito da superfície reduzirá sua velocidade.)

Diga aos alunos que eles vão construir um modelo de carro de corrida e lançador, e depois vão tentar reconhecer um padrão no movimento do carro.

Distribua um conjunto a cada grupo.

 

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Explorar

(Pequenos Grupos, 25 Minutos)

Faça com que os alunos trabalhem em pares para construir o modelo de Carro de Corrida. Diga-lhes para se revezarem: um parceiro procura os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papéis depois de cada etapa ter sido concluída.

Você pode encontrar ajuda para construir na seção Dicas abaixo.

 

Experimento 1:

Peça que os alunos testem seus carros com as rodas amarelas médias para ver até onde eles vão. Diga a eles para colocarem o lançador na posição 5 e depois soltarem.

Peça para registrarem os resultados nas Planilhas do Aluno.

 

Experimento 2:

Agora peça aos alunos para testarem seus carros com as rodas cinza pequenas e as rodas brancas grandes.

Lembre a eles de registrar os resultados de cada teste.

Enquanto eles testam e registram, incentive-os a preverem quão longe eles acham que cada carro irá, colocando um bloco ao lado da pista.

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Explicar

(Toda a classe, 10 minutos)

Reúna seus alunos para compartilhar o que eles aprenderam.

Faça perguntas, como:

  • O que você observou quando experimentou as diferentes rodas? (As rodas menores percorreram distâncias menores que as maiores. Isso se deve ao fato de as rodas menores girarem no eixo mais rapidamente que as maiores, o que cria mais atrito).
  • Como você pode fazer seu carro ir o mais longe possível? (As respostas devem incluir retrair a mola por completo, reduzir o peso, usar rodas maiores e lançar o carro sobre uma superfície lisa.)

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Elaborar

(Toda a classe, 5 minutos)

Reúna seus alunos para rever e discutir seus experimentos.

Faça perguntas, como:

  • Quais padrões você reconheceu no movimento do seu carro ao mudar o tamanho das rodas?
  • Foi possível prever o que aconteceria a seguir?

Uma vez que eles tiverem testado cada um dos tamanhos de roda, faça com que eles personalizem seus carros com os blocos do conjunto restantes.

 

Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.

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Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

Faça perguntas “por que” e “como” durante a aula para fazer seus alunos pensarem sobre os conceitos com os quais estão trabalhando.

 

Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões de resolução de problemas que tomaram durante a construção dos seus modelos.

 

Lista de Observações

Meça a proficiência dos seus alunos pedindo para descreverem o padrão no movimento de um objeto e como ele pode ser usado para prever movimento futuro.

 

Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:

  • Precisa de ajuda adicional
  • Pode trabalhar de forma independente
  • Pode ensinar os outros

Autoavaliação

Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.

Verde: Acho que consigo reconhecer um padrão no movimento do carro.

Azul: Sei que consigo reconhecer um padrão no movimento do carro.

Roxo: Consigo reconhecer um padrão no movimento do carro, usá-lo para prever o movimento futuro, e posso também ajudar um amigo a entender.

 

Avaliação por Pares

Em suas equipes, faça com que os alunos discutam suas experiências trabalhando juntos.

Incentive-os a usar expressões como:

Eu gostei quando você...

Eu gostaria de saber mais sobre como você...

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Dicas para o professor

Dicas de modelo

Mostre a seus alunos como contar os pinos LEGO nas placas para ajudá-los a colocar as peças corretamente. Saliente que eles devem prestar atenção à posição da peça numerada e do marcador no lançador.

Para lançar o carro, os alunos devem retrair o lançador para a posição 5, colocar o carro contra a placa plana de empurrar e, em seguida, soltar.

Diga aos alunos que procurem não apertar demasiadamente as rodas porque o atrito adicional vai diminuir a velocidade do carro.

 

Diferenciar

Simplifique esta aula:

Faça com que seus alunos experimentem apenas as rodas amarelas médias e as rodas brancas grandes

 

Aumente a dificuldade:

Peça para os alunos adicionarem um bloco de peso, para ver se isso muda a forma como seus carros se comportam

Faça com que os alunos experimentem apenas retrair o lançador à posição média (posição 3) ao lançarem seus carros

Eles podem prever onde o carro vai parar com base nas suas observações nos experimentos 1 e 2?

 

Observação: Isso exigirá tempo adicional.

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, peça que seus alunos usem unidades padrão para estimar e medir as massas dos objetos do conjunto (p. ex., bloco de peso 53 g, rodas grandes 16 g, rodas médias 6 g).