Suporte ao Professor
Preparar
Revise o material online dos alunos. Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula.
Certifique-se de ter abordado os conceitos relevantes (ou seja, empurrar e puxar) em uma aula anterior.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para sugestões.
Material do Aluno
Planilha do Aluno
Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir
Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Assista ao vídeo do aluno aqui ou acesse-o através do material online dos alunos.
- Promova uma discussão sobre as forças de empurrar e puxar que agem em um jogo de hóquei.
- Apresente os termos disco, jogador, goleiro, fazer e defender arremessos e força.
- Apresente os conceitos de forças de empurrar/puxar lentas, médias e rápidas.
- Faça perguntas, como:O que é o hóquei?
Como o disco se move? (ou seja, como os jogadores movem o disco?)
Como os jogadores fazem o disco se mover em diferentes velocidades (ou seja, rápido e devagar)?
Diga aos alunos que eles vão construir um jogador de hóquei e um gol com goleiro. - Distribua um conjunto a cada grupo.
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Explorar
(Pequenos Grupos, 25 Minutos)
- Faça com que os alunos trabalhem em pares para construir o modelo de Prática de Hóquei. Diga-lhes para se revezarem: um parceiro procura os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papéis depois de cada etapa ter sido concluída.
- Você pode encontrar ajuda para construir na seção Dicas abaixo.
- Quando os alunos tiverem acabado de construir, oriente-os enquanto fazem os testes:Peça que as equipes coloquem seus modelos com cerca de 30 centímetros (12 polegadas) de separação sobre uma superfície lisa (ou seja, piso sem carpete ou em cima de uma mesa).
Diga aos alunos para se alternarem como jogador e goleiro a cada 3 arremessos.
Pratique fazer e defender arremessos com uma força de puxar lenta, média e rápida.
Cada gol vale 1 ponto para o jogador. Peça para os alunos anotarem seus pontos nas suas Planilhas do Aluno (Suporte ao Professor - Recursos adicionais).
Os alunos devem testar cada tipo de força 3 vezes, com um total de 9 arremessos.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para compartilhar o que eles construíram.
- Faça perguntas, como:O que acontece quando você empurra a alça? Por quê?
Como se move o jogador de hóquei quando você puxa a alça? Por quê?
O que você reparou sobre o movimento do disco com os diferentes tipos de forças?
Você reparou alguma coisa sobre o número de gols marcados ou perdidos quando você usou os diferentes tipos de forças? (Explique que um empurrão maior faz as coisas se acelerarem ou desacelerarem mais rapidamente. Pode ser que um empurrão mais suave ou médio seja o suficiente para fazer ou defender um gol.)
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Elaborar
(Toda a classe, 10 minutos)
- Peça para seus alunos pensarem em formas de melhorar o jogo e que modificações eles poderiam fazer nos seus modelos para melhorar o desempenho. Promova uma sessão de compartilhamento em grupo.
- Dê 5 minutos para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas “por que” e “como” durante a aula para fazer seus alunos pensarem sobre os conceitos com os quais estão trabalhando.
- À medida que eles constroem, incentive os alunos a explorarem o movimento do modelo e a explicarem quais partes empurram e quais puxam.
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões de resolução de problemas que tomaram durante a construção dos seus modelos.
Lista de Observações
- Meça a proficiência de seus alunos pedindo para descreverem de que maneira as diferentes forças afetam como um maior empurrão ou puxada aceleram ou desaceleram as coisas.
- Crie uma escala que corresponda com suas necessidades, por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Pode trabalhar de forma independente
Pode ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Verde: Acho que consigo descrever o que significa “empurrar”.
Azul: Sei que consigo descrever o que significa “empurrar”.
Roxo: Consigo descrever o que significa “empurrar” e também posso ajudar um amigo a entender.
** Avaliação por Pares **
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em conjunto.
- Incentive-os a usar expressões como:Eu gostei quando você...
Eu gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Dicas de modelo
- Este é um modelo desafiador e, para algumas equipes, pode levar até 20 minutos para ser construído. No final dos 20 minutos, eles devem, pelo menos, ter terminado o jogador. É melhor parar os alunos na marca dos 20 minutos e pedir para eles praticarem mover o disco. Se algum grupo não tiver acabado de construir o goleiro, eles podem colocar 2 blocos na mesa e arremessar entre eles.
- A cremalheira no modelo de jogador não está acoplada. Ela é projetada para deslizar sobre os blocos com números azuis e ficar “travada” no lugar pelo bloco verde e pelos blocos amarelos 2x4. É segurada pela engrenagem.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Peça que os alunos parem de construir após terem acabado o empurrador de disco de hóquei; eles podem usar as mãos ou outros marcadores como gol
Aumente a dificuldade:
- Peça que os alunos anotem 1 ponto para cada gol lento, médio ou rápido marcado.
- Desafie seus alunos a descobrirem como alterar a engrenagem azul pela verde no modelo do jogador, e depois testar as diferentes forças comparando as duas.
- Peça a cada equipe que projete sua própria pista de hóquei
Extensões
Extensão de Matemática (Observação: Isso exigirá tempo adicional.)
Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, faça com que seus alunos pratiquem um jogo de hóquei e parem ao chegar ao placar de +20 ou -20. As regras são:
- Jogador: Cada gol marcado vale +1 e cada gol perdido vale -1
- Goleiro Cada gol defendido vale +1 e cada gol marcado vale -1
- Eles devem registrar seus pontos nas Planilhas do Aluno; ou usar blocos para manter a conta, adicionando ou retirando 1 bloco para cada ponto marcado ou perdido.