Suporte ao Professor
Preparar
Revise o material online dos alunos. Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula.
Certifique-se de ter abordado as três Leis de Newton em uma aula anterior.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para sugestões.
Material do Aluno
Planilha do Aluno
Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML ou um PDF para imprimir.
Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma conversa rápida sobre as forças que ajudam um jogador de futebol a fazer gol.
- Faça perguntas, como:O que acontece quando um jogador de futebol chuta uma bola? (A perna que chuta aplica energia cinética [ou seja, movimento] na bola. A massa [ou seja, peso] da perna do jogador e a rapidez ([ou seja, velocidade] com a qual ele chuta determina a distância que a bola vai se mover.)
O que permite que os jogadores de futebol chutem a bola em direções diferentes? (O ângulo do pé do jogador de futebol quando ele acerta a bola determina em que direção ela vai.) - O que faz a bola parar? (O atrito do ar e da superfície na qual a bola está rolando, como a grama, vai parar a bola.)
- Diga aos alunos que eles vão construir um pé de chute mecânico, um goleiro e uma trave.
- Distribua um conjunto a cada grupo.
--
Explorar
(Pequenos Grupos, 30 Minutos)
- Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo de Tiro Livre. Diga-lhes para se revezarem: um parceiro procura os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papéis depois de cada etapa ter sido concluída.
- Você pode encontrar ajuda para construir na seção Dicas abaixo.
- Deve demorar entre 15 e 20 minutos para construir este modelo. Uma vez que eles tiverem terminado de construir, faça com que os alunos testem seus modelos.
- Em seguida, peça que realizem os 3 experimentos encontrados no material dos alunos.
Experimento 1:
- Peça aos alunos que puxem a alavanca de seus modelos, posicionando a bola na marca do pênalti e soltando a alavanca em seguida.
- A bola deve ir direto para o fundo do gol.
Experimento 2:
- Diga aos alunos para trocarem a chuteira vermelha pela amarela.
- Peça que eles prevejam o ângulo no qual a bola vai se deslocar quando a alavanca for puxada e soltada. Diga para registrarem suas previsões em suas Planilhas do Aluno.
Experimento 3:
- Agora peça a eles que troquem a chuteira amarela pela roxa.
- Novamente, peça que prevejam e registrem o ângulo no qual a bola vai se deslocar quando a alavanca for puxada e solta.
--
Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para compartilhar o que eles observaram em seus grupos.
- Faça perguntas, como:Por que o mecanismo de chute horizontal lançou a bola para cima quando você trocou a chuteira vermelha pela amarela e depois pela roxa? (Estas chuteiras têm um plano inclinado. Quando elas colidem com a bola, a força [ou seja, a força normal] tem sempre direção perpendicular[ou seja, em um ângulo reto em relação à superfície.)
Como se chama a força quando a bola sai do pé do jogador depois que é chutada? (Essa força é chamada de "vetor de força". Ela descreve a quantidade de força que é aplicada em uma direção específica.)
--
Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Se houver tempo, faça com que seus alunos explorem como vencer o goleiro. Um dos alunos pode colocar o goleiro enquanto o outro seleciona a melhor chuteira para fazer um gol. Mesmo que a bola seja chutada por cima do gol, considere como ponto marcado.
- Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.
--
Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
Dê feedback sobre o desempenho de cada aluno.
Promova a autoavaliação.
Utilize as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.
Lista de Observações
Meça a proficiência dos seus alunos pedindo para descreverem como as forças que agem sobre um objeto em uma direção específica podem alterar seu movimento.
Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Pode trabalhar de forma independente
Pode ensinar os outros
Autoavaliação
Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Verde: Com alguma ajuda, consigo descrever como as forças que agem sobre um objeto podem mudar a direção de seu movimento.
Azul: Sei que consigo descrever como as forças que agem sobre um objeto podem mudar a direção de seu movimento.
Roxo: Consigo descrever e explicar como as forças que agem sobre um objeto podem mudar a direção de seu movimento.
** Avaliação por Pares **
Incentive seus alunos a avaliarem seus colegas:Usando a escala de blocos acima para dar pontos ao desempenho um do outro
Apresentando suas ideias e fazendo críticas construtivas
--
Dicas para o professor
Dicas de modelo
- Lembre seus alunos que contar os furos nas vigas e placas os ajudará a posicionar os blocos corretamente.
- Se após 20 minutos eles tiverem construído apenas o jogador e as chuteiras, faça com que eles continuem o experimento usando suas mãos como gol.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
Incentive seus alunos a iniciarem explorando somente as chuteiras vermelha e roxa.
Aumente a dificuldade:
Faça com que seus alunos reposicionem ou reprojetem o formato das chuteiras para fazer gol pela lateral do goleiro (ou seja, pela esquerda ou pela direita se o goleiro estiver posicionado no centro do gol).
(Observação: Isso exigirá tempo adicional.)
Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, peça aos seus alunos que meçam a altura máxima e até onde a bola vai com as chuteiras roxa e amarela, e depois calcule a razão de altura pela distância percorrida (por exemplo, se a bola for até 4 polegadas de altura e percorrer 18 polegadas de distância [horizontal] então, 4/18 = razão de 2:9).
BNCC EF07MA09