top of page

BMP-004

BricQ Motion Prime

Image-empty-state.png

30-45 min

3 ao 5 ano

Iniciante

Passe a bola

Vocês conseguem trabalhar juntos para passar a bola pelo campo de esportes? Será que seu time vai poder fazer o gol da vitória?

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Esta aula vai ajudar a familiarizar seus alunos com o conjunto LEGO® Education BricQ Motion Prime. Recomendamos que dedique algum tempo antes da aula para mostrar aos seus alunos como os elementos se organizam e para definir algumas regras para manter os conjuntos limpos e organizados.

Os alunos vão:

Familiarizar-se com o uso deste conjunto para construir modelos
Explorar como os diferentes mecanismos podem converter uma entrada em uma saída com um movimento diferente.
Fazer previsões sobre como as forças que agem em um objeto podem mudar seu movimento

Preparar

Revise o material online dos alunos. Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula.
Certifique-se de ter abordado os conceitos relevantes (ou seja, causa e efeito, sistemas, entradas, processos e saídas) numa aula anterior.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para sugestões.

Material do Aluno

Planilha do Aluno:

 

Baixe, visualize ou compartilhe como página HTML online ou um PDF para imprimir.

Image-empty-state.png

Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

 

- Assista o vídeo do aluno: https://education.lego.com/pt-br/lessons/bricq-motion-prime/pass-the-ball#envolver ou acesse-o através do material online dos alunos.

  • Promova uma conversa rápida sobre as forças que ajudam os jogadores de futebol a passarem a bola de um jogador para o outro.
  • Faça perguntas, como:De quais habilidades os jogadores de futebol precisam para passar a bola pelo campo? (As duas habilidades mais importantes são passar e receber a bola.)
    Que força é necessária para fazer a bola se mover? (Os jogadores de futebol usam força de empurrar com seus pés para gerar momento linear e chutar a bola. Eles também usam os pés para diminuir a velocidade e parar a bola quando a recebem.)
  • Diga aos alunos que eles vão construir um mecanismo que pode passar uma bola e depois trabalhar juntos em equipe para passar a bola de um lado para outro da sala.
  • Isso pode ser feito com a classe toda ou em grupos menores.
  • Explique que eles não vão receber instruções de construção, mas devem usar as imagens nas páginas 2 e 3 em seus livros de instruções de construção como orientação. Diga a eles que cada grupo:Pode copiar os modelos das imagens nas páginas 2 e 3 do livro de instruções de construção, acrescentar ou inventar seus próprios projetos.
    Cada grupo deve ter o objetivo de fazer pelo menos dois modelos de passador e receptor da bola.
  • Distribua um conjunto a cada grupo.

--

Image-empty-state.png

Explorar

(Pequenos Grupos, 30 Minutos)

  • Peça que os alunos trabalhem em pares para construir um mecanismo que possa passar e receber a bola amarela.
  • Não há instruções de construção específicas para esta aula. No entanto, os alunos podem consultar as imagens nas páginas 2 e 3 do livro de instruções de construção para se inspirarem. Eles também podem projetar seus próprios modelos.
  • Você pode encontrar ajuda para construir na seção Dicas abaixo.
  • Uma vez que os alunos tenham terminado de construir, peça-lhes para testarem seus modelos.

--

Image-empty-state.png

Explicar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Reúna seus alunos para compartilhar o que eles construíram.
  • Faça perguntas, como:O que seu modelo precisou fazer para que a bola se movesse até o próximo jogador? (Precisou ter um mecanismo que pudesse fazer a bola se mover em linha reta.)
    Qual dos modelos de inspiração ajudaram você a criar um mecanismo eficaz?
    Como funcionou?
    Como o mecanismo passou a bola?
    Como ele reduziu a velocidade da bola?

--

Image-empty-state.png

Elaborar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Se o tempo permitir, peça a seus alunos que tentem combinar dois mecanismos para fazer um passador de bola mais complicado.
  • Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.

--

Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

  • Dê feedback sobre o desempenho de cada aluno.
  • Promova a autoavaliação
  • Utilize as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.

Lista de Observações

  • Meça a proficiência de seus alunos pedindo para descreverem as forças em ação nos seus modelos.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Pode trabalhar de forma independente
    Pode ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Verde: Com alguma ajuda, consigo descrever as forças que atuam no meu modelo.
    Azul: Sei que consigo descrever as forças em ação no meu modelo.
    Roxo: Consigo descrever e explicar as forças que atuam no meu modelo.

** Avaliação por Pares **

  • Incentive seus alunos a avaliarem seus colegas:Usando a escala de blocos acima para dar pontos ao desempenho um do outro
    Apresentando suas ideias e fazendo críticas construtivas

--

Dicas para o professor

Dicas

Dicas De Modelo

  • As imagens de inspiração nas páginas 2 e 3 do livro de instruções de construção mostram oito modelos que podem ser usados como inspiração. Observação: Não há elementos suficientes para construir todos esses modelos ao mesmo tempo. Construir em um dos painéis azuis ajudará os alunos a escalarem seus modelos.Trem de engrenagem
    Cremalheira e pinhão
    Mecanismo de quatro barras
    Engrenagens Cônicas
    Alavanca de catraca
    Engrenagem sem fim
    Junta universal
    Mecanismo de tesoura

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Atribua a cada grupo obstáculos específicos para construirSugira começar com o mecanismo de quatro barras ou com o mecanismo de tesoura, os quais podem facilmente empurrar algo para fazê-lo se mover

Aumente a dificuldade:

  • Faça com que os alunos tentem fazer com que suas bolas se movam em uma curva

  • Escolha um elemento aleatório e desafie seus alunos a encontrarem uma maneira de usá-lo em um modelo

bottom of page