BMP-JP-047
BricQ Motion Prime
30-45 min
6 ao 9 ano
Intermediário
Esqui Maluco
Esta aula tem por objetivo fazer com que os alunos reflitam, discutam e absorvam as noções introdutórias sobre velocidade e abertura de ângulo, associadas com a figura geométrica do triângulo.
Aula criada por:
Daniel Abath | Daniel Farias
Suporte ao Professor
Preparar
Material do Aluno
Envolver
(Professor, 5 minutos)
Contextualize com os alunos sobre as noções de velocidade e grandezas geométricas envolvidas em seu cotidiano. Para isso, faça com que os alunos se imaginem praticando a conhecida atividade de lazer do esqui-bunda na cidade de Natal, em que as pessoas sentam em uma prancha e descem as dunas com velocidade. Essa estratégia é excelente para engajá-los, já que eles se identificam com as praias regionais. Conduza essa introdução para o tema principal da aula: cálculo da velocidade do ponto A ao ponto B.
--
Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
(1) Peça aos alunos que abram o encarte do BricQ Motion Prime e encontrem a atividade “Pista de esqui”;
(2) Explique que cada integrante do grupo deverá se encarregar de uma tarefa específica (organização, montagem, programação e apresentação do projeto);
(3) O grupo deverá montar uma pista pneumática de esqui-bunda, formando um triângulo com altura ajustável por graus. Neste caso, sugerimos adaptar a estrutura da pista estreita de esqui original do kit LEGO para uma pista mais larga e aberta, simulando-se uma duna. Os bonecos também deverão ser adaptados, descendo a rampa sentados em uma peça deslizante;
(4) O grupo deverá posicionar seus respectivos bonecos esquiadores no alto da pista para que ele possa entender a diferença de velocidade em função da relação com angulação da pista. As distâncias entre os pontos A e B serão estipuladas por você no local de execução da aula (utilize um obstáculo para que os alunos “calculem” visualmente a velocidade e as angulações da pista, de forma que os bonecos esquiadores possam chegar mais rápido).
--
Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
Faça uma breve reunião ao final da aula para que sejam debatidos os resultados alcançados. Pergunte, por exemplo, aos alunos: Como foi a experiência? Quais os desafios enfrentados durante a construção? Como poderia modificar o projeto original para obter resultados idênticos ou ainda melhores?
--
Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
Peça aos alunos que reflitam sobre os próprios êxitos. Sugira, para próximas atividades, a incorporação de metas e critérios principais e secundários a serem obtidos. Faça-os guardar todo o material utilizado durante a aula.
--
Avaliar
(Contínua)
A avaliação própria desta aula deve ser continuada. Os alunos deverão ser observados em função da sua participação e engajamento junto às atividades desenvolvidas. Além da observação cuidadosa do professor, a autoavaliação também será levada em conta, de forma que os próprios alunos possam classificar seu desempenho durante a execução do projeto.