BP-001

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30-45 min

3 ao 5 ano

Intermediário

Tiro Livre

O árbitro apita... Falta! Tiro livre para o jogador. O que é preciso para conseguir fazer gol toda vez?

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos vão:

Explorar como os vetores de força e o movimento resultante da colisão de dois objetos ajudam um jogador de futebol a chutar uma bola mais alto ou mais baixo para fazer um gol
Explorar como a forma de um plano inclinado pode alterar a direção de uma bola.

Preparar

Revise o material online dos alunos. Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula.
Certifique-se de ter abordado as três Leis de Newton em uma aula anterior.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para sugestões.

Material do Aluno

Planilha do Aluno

 

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML ou um PDF para imprimir.

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Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Promova uma conversa rápida sobre as forças que ajudam um jogador de futebol a fazer gol.
  • Faça perguntas, como:O que acontece quando um jogador de futebol chuta uma bola? (A perna que chuta aplica energia cinética [ou seja, movimento] na bola. A massa [ou seja, peso] da perna do jogador e a rapidez ([ou seja, velocidade] com a qual ele chuta determina a distância que a bola vai se mover.)
    O que permite que os jogadores de futebol chutem a bola em direções diferentes? (O ângulo do pé do jogador de futebol quando ele acerta a bola determina em que direção ela vai.)
  • O que faz a bola parar? (O atrito do ar e da superfície na qual a bola está rolando, como a grama, vai parar a bola.)
  • Diga aos alunos que eles vão construir um pé de chute mecânico, um goleiro e uma trave.
  • Distribua um conjunto a cada grupo.

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Explorar

(Pequenos Grupos, 30 Minutos)

  • Peça aos alunos que trabalhem em pares para construir o modelo de Tiro Livre. Diga-lhes para se revezarem: um parceiro procura os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papéis depois de cada etapa ter sido concluída.
  • Você pode encontrar ajuda para construir na seção Dicas abaixo.
  • Deve demorar entre 15 e 20 minutos para construir este modelo. Uma vez que eles tiverem terminado de construir, faça com que os alunos testem seus modelos.
  • Em seguida, peça que realizem os 3 experimentos encontrados no material dos alunos.

Experimento 1:

  • Peça aos alunos que puxem a alavanca de seus modelos, posicionando a bola na marca do pênalti e soltando a alavanca em seguida.
  • A bola deve ir direto para o fundo do gol.

Experimento 2:

  • Diga aos alunos para trocarem a chuteira vermelha pela amarela.
  • Peça que eles prevejam o ângulo no qual a bola vai se deslocar quando a alavanca for puxada e soltada. Diga para registrarem suas previsões em suas Planilhas do Aluno.

Experimento 3:

  • Agora peça a eles que troquem a chuteira amarela pela roxa.
  • Novamente, peça que prevejam e registrem o ângulo no qual a bola vai se deslocar quando a alavanca for puxada e solta.

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Explicar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Reúna seus alunos para compartilhar o que eles observaram em seus grupos.
  • Faça perguntas, como:Por que o mecanismo de chute horizontal lançou a bola para cima quando você trocou a chuteira vermelha pela amarela e depois pela roxa? (Estas chuteiras têm um plano inclinado. Quando elas colidem com a bola, a força [ou seja, a força normal] tem sempre direção perpendicular[ou seja, em um ângulo reto em relação à superfície.)
    Como se chama a força quando a bola sai do pé do jogador depois que é chutada? (Essa força é chamada de "vetor de força". Ela descreve a quantidade de força que é aplicada em uma direção específica.)

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Elaborar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Se houver tempo, faça com que seus alunos explorem como vencer o goleiro. Um dos alunos pode colocar o goleiro enquanto o outro seleciona a melhor chuteira para fazer um gol. Mesmo que a bola seja chutada por cima do gol, considere como ponto marcado.
  • Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.

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Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

  • Dê feedback sobre o desempenho de cada aluno.

  • Promova a autoavaliação.

  • Utilize as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.

Lista de Observações

  • Meça a proficiência dos seus alunos pedindo para descreverem como as forças que agem sobre um objeto em uma direção específica podem alterar seu movimento.

  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Pode trabalhar de forma independente
    Pode ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Verde: Com alguma ajuda, consigo descrever como as forças que agem sobre um objeto podem mudar a direção de seu movimento.
    Azul: Sei que consigo descrever como as forças que agem sobre um objeto podem mudar a direção de seu movimento.
    Roxo: Consigo descrever e explicar como as forças que agem sobre um objeto podem mudar a direção de seu movimento.

** Avaliação por Pares **

  • Incentive seus alunos a avaliarem seus colegas:Usando a escala de blocos acima para dar pontos ao desempenho um do outro
    Apresentando suas ideias e fazendo críticas construtivas

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Dicas para o professor

Dicas de modelo

  • Lembre seus alunos que contar os furos nas vigas e placas os ajudará a posicionar os blocos corretamente.
  • Se após 20 minutos eles tiverem construído apenas o jogador e as chuteiras, faça com que eles continuem o experimento usando suas mãos como gol.

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Incentive seus alunos a iniciarem explorando somente as chuteiras vermelha e roxa.

Aumente a dificuldade:

  • Faça com que seus alunos reposicionem ou reprojetem o formato das chuteiras para fazer gol pela lateral do goleiro (ou seja, pela esquerda ou pela direita se o goleiro estiver posicionado no centro do gol).

(Observação: Isso exigirá tempo adicional.)
Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, peça aos seus alunos que meçam a altura máxima e até onde a bola vai com as chuteiras roxa e amarela, e depois calcule a razão de altura pela distância percorrida (por exemplo, se a bola for até 4 polegadas de altura e percorrer 18 polegadas de distância [horizontal] então, 4/18 = razão de 2:9).

BNCC EF07MA09