BP-002

Image-empty-state.png

30-45 min

3 ao 5 ano

Avançado

Bata na Bola

Uma maneira de melhorar nos esportes é entendendo a ciência por trás deles. É hora de aplicar sua compreensão de forças e interações para construir um jogo de mesa de derrubar com a bola.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos vão:

Aplicar o que eles já aprenderam sobre forças e interação.
Juntar ideias, esboçar, projetar, criar o protótipo, construir, testar, repetir, reconstruir e fazer experimentos para criar uma solução mecânica que vai fazê-los ganhar o jogo.

Preparar

Preparar
Reveja o material do aluno online. Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula. Esta aula foi projetada para ser realizada em pelo menos duas sessões de aula de 45 minutos. A Parte A compreende a sessão 1 e a Parte B compreende a sessão 2.
Certifique-se de ter abordado as três Leis de Newton em uma aula anterior.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para sugestões.
Parte A (45 minutos)

Material do Aluno

Planilha do Aluno

 

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

 

Image-empty-state.png

Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Promova uma conversa rápida sobre quais forças ajudam uma bola a colidir com outra nos jogos de bola de mesa, como os vetores de força resultantes podem impactar o movimento e como os jogadores podem usar sua compreensão sobre forças, interações e ângulos para marcar pontos.
  • Faça perguntas, como:Qual a diferença entre os jogos de bola que você viu no vídeo e outros que você já viu? (Uma bola colide com outra para colocá-la dentro de um saco e marcar ponto.)
    O que acontece quando duas bolas colidem em ângulos diferentes e por que isso acontece? (Terceira Lei de Newton: forças iguais e opostas)
    O que você observou sobre as colisões que você viu no vídeo? (Quando as bolas batem uma na outra, é chamada "colisão elástica". As bolas rígidas se afastam uma da outra sem [perda significativa] de energia cinética/movimento.)
  • Diga aos alunos que eles vão projetar um mecanismo que pode bater uma bola na outra para marcar pontos colocando-as num saco a partir de diferentes ângulos.

--

Image-empty-state.png

Explorar

(Pequenos Grupos, 30 Minutos)

  • Peça que os alunos trabalhem em pares para construir essa área de jogo.
  • Explique o desafio:Diga aos alunos que eles devem projetar um mecanismo de bater na bola para a área de jogo que possa marcar pontos em qualquer saco.

    Explique os critérios de pontuação:
    Saco 1 (2 pontos)


Saco 2 (4 pontos)
Uma bola em ambos ao bater a bola “A” contra a bola “B” (6 pontos)
Não é marcado nenhum ponto se não houver nenhuma bola no saco (estrutura verde).
Eles não podem tocar na bola com as mãos depois de terem-nas colocado na área de jogo.
O mecanismo de bater na bola deve ser acoplado ao painel azul (eles não podem apenas usar um eixo cruzado longo como um mini taco de sinuca) e deve ter pelo menos duas peças móveis.

  • Peça que os alunos discutam os problemas que eles precisam resolver e, então, que rascunhem e marquem algumas ideias antes de começar a construir.
  • Eles podem rascunhar suas ideias com um lápis e papel ou podem "esboçar" em 3D usando os blocos.

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Junte seus alunos para revisar e discutir suas ideias.
  • Faça perguntas, como:Como seu modelo vai empurrar a bola? Quais modelos do livro de instruções de construção serviram de inspiração? O que ficou igual ao seu rascunho? O que foi diferente? O que você poderia alterar?
  • Os alunos podem guardar seus modelos montados nas caixas para reutilizá-los durante a próxima aula. Se os conjuntos vão ser usados por outras classes no meio tempo, tire uma foto de cada modelo e peça para os alunos desmontarem. Quando eles reconstruírem e aprimorarem seus modelos durante a próxima aula, eles vão ficar bem melhores!

Parte B (45 minutos)

 

Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Distribua os esboços, fotos ou modelos de seus alunos da Parte A da aula.
  • Peça que os alunos compartilhem seus planos de hoje para refinar, aprimorar e terminar seus modelos.
  • Se seus alunos estiverem em um impasse, incentive-os a pedir ajuda para outra equipe. No mundo real, não tem problema que os engenheiros e designers se baseiem nas ideias de outros! Eles também podem usar as instruções de construção como inspiração.
  • Lembre aos alunos que eles só podem usar blocos de seus conjuntos e não podem pegar elementos emprestados de outras equipes.

Explorar

(Pequenos Grupos, 30 Minutos)

  • Peça que cada grupo comece a construir e a testar um mecanismo protótipo que possa bater na bola.
  • Você pode encontrar ajuda para construir na seção Dicas abaixo.

--

Image-empty-state.png

Explicar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Peça que os alunos compartilhem e expliquem seus modelos.
  • Faça perguntas, como:Quão bem funcionou seu modelo?
    Como você conseguiu marcar pontos desde um determinado ângulo?

--

Image-empty-state.png

Elaborar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Peça aos alunos que compartilhem qual dos modelos dos seus colegas mais os inspiraram.
  • Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.

--

Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

  • Dê feedback sobre o desempenho de cada aluno.
  • Promova a autoavaliação.
  • Você pode utilizar as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.

Lista de Observações

  • Meça a proficiência dos seus alunos pedindo para descreverem como as forças que agem sobre um objeto em uma direção específica podem alterar seu movimento.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Pode trabalhar de forma independente
    Pode ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Verde: Com alguma ajuda, consigo descrever como força e massa podem mudar o movimento de um objeto.
    Azul: Consigo descrever como força e massa podem mudar o movimento de um objeto.
    Roxo: Consigo descrever e explicar como força e massa podem mudar o movimento de um objeto.

** Avaliação por Pares **

  • Incentive seus alunos a avaliarem seus colegas:Usando a escala de blocos acima para dar pontos ao desempenho um do outro
    Apresentando suas ideias e fazendo críticas construtivas

--

Dicas para o professor

Dicas De Modelo

  • Se algum dos seus alunos ficar bloqueado ao gerar ideias, direcione-os:Pergunte se eles já construíram alguns modelos que possam fazer uma bola se mover.
    Mostre a eles a imagem de inspiração na página 1 do livro de instruções de construção para usar como um bom ponto de partida.
    Alguns alunos podem ter ideias que são grandes demais para serem construídas dentro do tempo disponível. Incentive-os a pensarem em formas de simplificar sua ideia antes da próxima aula. Fomente sua criatividade explicando que muitos designers usam o tempo de um projeto para repensar e revisar seus planos.
    Esta foto apresenta uma amostra de solução da página 1 do livro de instruções de construção. No entanto, recomendamos não compartilhá-la com seus alunos, a menos que eles estejam com problemas para criar suas próprias ideias, já que isso tende a limitar sua criatividade.

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Faça com que seus alunos iniciem explorando o mecanismo de suporte e pino na página 1 no livro de instruções de construção

Aumente a dificuldade:

  • Desafie os alunos a projetarem algo que vai automaticamente indicar quando um saco recebeu uma bola.

  • Faça com que os alunos decorem seus modelos usando outros elementos do conjunto.

(Observação: Isso exigirá tempo adicional.)
Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, peça aos seus alunos que usem os elementos de medição do ângulo impresso nos seus conjuntos para medir os ângulos a partir dos quais as bolas estão sendo atingidas. Diga a eles para registrarem cada ângulo e se eles marcaram pontos ou não. Peça, então, que eles analisem esses dados para determinar que ângulo funcionou melhor.

BNCC EF08MA25