EI-002

Image-empty-state.png

30-45 min

EI

Intermediário

Muitas casas

Um jeito divertido de estabelecer relações entre eu, minha casa e os diversos tipos de moradia das pessoas e animais.

Aula criada por:

Manuela Della Valli

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Reconhecer os tipos de moradia de pessoas e animais para compreender o seu lugar na própria comunidade escolar e familiar.

Preparar

Antes de iniciar a aula reserve um projetor multimídia ou tenha uma televisão para que as crianças assistam ao vídeo da música que dará início à aula.
A música “Era uma casa”, de Vinicius de Moraes é um clássico que chama atenção das crianças pelo fato de a casa descrita não ter itens indispensáveis para uma casa tradicional. Neste momento é aconselhável questionar os alunos para saber seus conhecimentos prévios sobre o assunto e também para que eles estabeleçam comparações entre a casa da música e a sua própria casa.

Material do Aluno

Link do vídeo da música.

Image-empty-state.png

Envolver

(10 min)

No momento da roda de conversa trazer aos alunos diversos tipos de moradia, como: caverna, mar, floresta, árvore, buraco no chão, ninho, celeiro, casas e apartamentos. Também animais emborrachados ou de pelúcia que vivem nestes lugares. Vamos engajar os alunos provocando a associação do animal ou pessoa com a respectiva moradia. 


É aqui também que os alunos contam onde moram e identificam a sua própria moradia a partir da música "Era uma casa". Nesta parte inicial o aluno formula suas hipóteses e traz seu conhecimento prévio sobre o assunto.

--

Image-empty-state.png

Explorar

(5 min)

Após este primeiro momento de familiarização com o assunto apresentar o conjunto My XL World. 


Solicitar que os alunos explorem as peças e imaginem que tipos de moradias poderiam construir com as mesmas.

--

Image-empty-state.png

Explicar

(15 min)

Familiarizados com as peças e já interessados no que podem construir, explicar aos alunos que irão ganhar uma missão: construir uma moradia adequada ao animal que irão ganhar. 


Cada criança ganha um animal para que possa pensar e associar o animal com o tipo de moradia que vimos inicialmente.


Chegou a hora “mão na massa”. Com seu conhecimento prévio já sondado e um caminho traçado, o aluno elabora então a moradia do seu animal escolhido.


Neste momento de elaboração o professor passa pelos alunos questionando e investigando o seu pensamento, para que ele verbalize e pense sobre aquilo que está fazendo.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

(10 min)

Indique que os alunos trabalhem em equipe e construam uma grande casa que possa abrigar os diversos animais da equipe. Por exemplo, uma casa que seja habitável pelo elefante, macaco e peixe.


Questione aos alunos como deverá ser esta casa com múltiplas necessidades.

--

Avaliar

(Contínua e constante)

Após as construções prontas, é hora de formar a roda de conversa novamente. Momento de apresentar o que construiu aos colegas e professor para ter um feedback e significar em grupo os conhecimentos que adquiriu com a atividade. Neste momento o aluno desenvolve sua capacidade de formular conclusões e descrever aquilo que ele mesmo construiu. Ao passar pelos 5Es, o aluno desenvolve habilidades elencadas na BNCC para a construção do conhecimento da criança por campos de experiência.


Pontos a avaliar:

-Conclusões elaboradas pelo aluno ao construir o objeto de estudo;

-Capacidade de formular suas conclusões com clareza e objetividade;

-Relações e observações técnicas que o aluno construiu sobre o tema;

-O professor autoavalia a prática e traça novas estratégias para sanar as lacunas que surgiram.

--

Dicas para o professor

Crianças pequenas precisam que o adulto mediador esteja circulando, e através de perguntas curiosas, alinhavando o processo de construção do tema proposto. Elas perdem o foco muito rápido, pois o LEGO cria uma infinidade de possibilidades de criação.


Sugestões de perguntas: 

  • “O seu animal voa ou caminha pelo chão?” 

  • “A casa do seu animal é no campo ou na cidade?”

  • “Que tipos de comida o seu animal gosta de comer?”

  • “Como seria a casa ideal para seu animal estar seguro?”

  • “A sua casa é igual a casa do animal que você escolheu?”

  • “Por que sua casa é diferente da casa do seu animal?”

Diferenciar

Você pode trabalhar o tema moradias em diversas aulas separando por habitats, como: animais da fazenda, animais da Savana, animais domésticos ou animais terrestres e animais aquáticos.


É possível trabalhar apenas com a moradia das crianças e solicitar que tragam para esta aula uma foto da sua casa. E após construir a sua casa com as peças.


Nesse momento a criança constrói ideias sobre a sua história (onde eu moro, quem mora comigo, quem é minha família, onde eu estou inserido).