Suporte ao Professor
Preparar
Antes de iniciar a aula reserve um projetor multimídia ou tenha uma televisão para que as crianças assistam ao vídeo da música que dará início à aula.
A música “Era uma casa”, de Vinicius de Moraes é um clássico que chama atenção das crianças pelo fato de a casa descrita não ter itens indispensáveis para uma casa tradicional. Neste momento é aconselhável questionar os alunos para saber seus conhecimentos prévios sobre o assunto e também para que eles estabeleçam comparações entre a casa da música e a sua própria casa.
Material do Aluno
Link do vídeo da música.
Envolver
(10 min)
No momento da roda de conversa trazer aos alunos diversos tipos de moradia, como: caverna, mar, floresta, árvore, buraco no chão, ninho, celeiro, casas e apartamentos. Também animais emborrachados ou de pelúcia que vivem nestes lugares. Vamos engajar os alunos provocando a associação do animal ou pessoa com a respectiva moradia.
É aqui também que os alunos contam onde moram e identificam a sua própria moradia a partir da música "Era uma casa". Nesta parte inicial o aluno formula suas hipóteses e traz seu conhecimento prévio sobre o assunto.
--
Explicar
(15 min)
Familiarizados com as peças e já interessados no que podem construir, explicar aos alunos que irão ganhar uma missão: construir uma moradia adequada ao animal que irão ganhar.
Cada criança ganha um animal para que possa pensar e associar o animal com o tipo de moradia que vimos inicialmente.
Chegou a hora “mão na massa”. Com seu conhecimento prévio já sondado e um caminho traçado, o aluno elabora então a moradia do seu animal escolhido.
Neste momento de elaboração o professor passa pelos alunos questionando e investigando o seu pensamento, para que ele verbalize e pense sobre aquilo que está fazendo.
--
Avaliar
(Contínua e constante)
Após as construções prontas, é hora de formar a roda de conversa novamente. Momento de apresentar o que construiu aos colegas e professor para ter um feedback e significar em grupo os conhecimentos que adquiriu com a atividade. Neste momento o aluno desenvolve sua capacidade de formular conclusões e descrever aquilo que ele mesmo construiu. Ao passar pelos 5Es, o aluno desenvolve habilidades elencadas na BNCC para a construção do conhecimento da criança por campos de experiência.
Pontos a avaliar:
-Conclusões elaboradas pelo aluno ao construir o objeto de estudo;
-Capacidade de formular suas conclusões com clareza e objetividade;
-Relações e observações técnicas que o aluno construiu sobre o tema;
-O professor autoavalia a prática e traça novas estratégias para sanar as lacunas que surgiram.
--
Dicas para o professor
Crianças pequenas precisam que o adulto mediador esteja circulando, e através de perguntas curiosas, alinhavando o processo de construção do tema proposto. Elas perdem o foco muito rápido, pois o LEGO cria uma infinidade de possibilidades de criação.
Sugestões de perguntas:
“O seu animal voa ou caminha pelo chão?”
“A casa do seu animal é no campo ou na cidade?”
“Que tipos de comida o seu animal gosta de comer?”
“Como seria a casa ideal para seu animal estar seguro?”
“A sua casa é igual a casa do animal que você escolheu?”
“Por que sua casa é diferente da casa do seu animal?”
Diferenciar
Você pode trabalhar o tema moradias em diversas aulas separando por habitats, como: animais da fazenda, animais da Savana, animais domésticos ou animais terrestres e animais aquáticos.
É possível trabalhar apenas com a moradia das crianças e solicitar que tragam para esta aula uma foto da sua casa. E após construir a sua casa com as peças.
Nesse momento a criança constrói ideias sobre a sua história (onde eu moro, quem mora comigo, quem é minha família, onde eu estou inserido).