EI-007

Image-empty-state.png

45-60 min

3 ao 5 ano

Iniciante

O fundo do mar

Vamos fazer uma sessão cinema e aprender mais sobre os animais que habitam o fundo do mar.

Aula criada por:

Jessica

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Promover uma reflexão sobre e importância da vida marinha e a preservação dos oceanos. Desenvolver coordenação motora fina.

Preparar

Antes de começar a aula prepare um ambiente aconchegante para a sessão cinema.

Material do Aluno

Image-empty-state.png

Envolver

Comece a aula com a sessão de cinema, promova um ambiente legal, com almofadas, pipoca e suco. Projete o desenho Peixounalta e o caso das garrafas plásticas, ao final promova uma roda de conversa, pergunte a eles quem, além das tartaguras, mora no mar, e tembém sobre a importância de preservarmos os mares. Pergunte se eles sabem o que podem fazer para, ssim como o Peixonaulta, despoluir o oceano. A seguir fale sobre atitudes que podemos adotar para evitar a poluição dos mares.

 

- Reduzir o consumo de plástico

- Evitar o uso de canudinhos descartáveis e sacolas não-biodegradáveis

- Não jogar lixo no chão

- Fazer a separação do lixo

- Reaproveitar meteriais não descartáveis

--

Image-empty-state.png

Explorar

Separe as peças menores de LEGO® e reserve. Peça aos alunos que pensem nos animais que vivem no mar e com as peças LEGO® eles irão montar um desses animaizinhos.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Peça aos alunos que expliquem a montagem. Eles devem dizer qual animal montaram e como usaram as peças para representá-lo.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Professor, pegue uma bacia bem grande ou uma piscina infantil, coloque alguns papeis picados e explique aos alunos que esse será o nosso oceano, peça a eles que, um por um, coloquem seus animaizinhos no mar. depois conte a eles uma história:

 

Em um dia, como outro qualquer, estavam os peixinhos a nadar (peça para que eles imitem o peixinho), a tartaruga a nadar (peça para que eles imitem a tartaruga), o tubarão a nadar (peça para que eles imitem o tubarão), use todos os animais que eles montaram. Quando derrepente a dona Raia viu uma garrafa a boiar, o canudinho a boiar, a sacolinha a boiar, o copinho a boiar. Conforme você for falando os objetos vá jogando as pecinhas menores de LEGO® dentro da bacia/piscina, elas irão representar a poluição. E logo os animaizinhos não tinham espaço pra nadar, Seu caranguejo, todo esperto, foi logo ajudar. Reuniu uma turminha para a limpeza começar.

 

Entregue a cada um uma "pinça" (prendedor de roupa) e explique que eles irão ajudar os animais a nadar, com a pinça eles deverão capturar as pecinhas de LEGO® e colocá-las nas caixas.

Separe caixas de sapato por cores, em uma ficarão as peças vermelhas, na outra as verdes, na outra as azuis e assim por diante.

--

Avaliar

Durante a atividade, avalie:

 

  • Classificação de objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

  • Capacidade de estabelecer relações

  • Expressar ideias, desejos e sentimentos

--

Dicas para o professor

Você poderá acrescentar palitos de sorvete nas pontas dos pregadores para facilitar. Teste as pinças antes para adequá-las de acordo com as necessidades dos seus alunos.

Caso tenha muitos alunos divida a atividade em duas bacias/piscinas.

Diferenciar

Você pode explorar temas como curiosidades do mundo marinho.