EI-012

Image-empty-state.png

45-60 min

3 ao 5 ano

Iniciante

Pomar

Nosso país tem uma diversidade enorme de árvores frutíferas, vamos aprender mais sobre essa diversidade e sua importância para nossas vidas.

Aula criada por:

Jessica

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Compreender a importância da diversidade da flora e sua preservação, estimular a alimentação saudável e consumo consciente.

Preparar

Nessa aula faremos um pic-nic, prepare um local adequado e confira os materiais antes do início da aula.

Material do Aluno

Image-empty-state.png

Envolver

Comece a aula perguntando aos alunos se eles gostam de frutas, pergunte qual é a preferida de cada um e por fim pergunte se eles sabem de onde vem as frutas. Deixe que eles respondam, na sequência pergunte se eles sabem que cada árvore tem um nome especifico e se eles sabem o nome da árvore da sua fruta preferida. faça perguntas como:

Qual o nome da árvore que dá maçãs? (Macieira)

Qual o nome da árvore que dá bananas (Bananeira)

Qual o nome da árvore que dá manga? (Mangueira)

Qual o nome da árvore que dá cocos? (Coqueiro) assim por diante

--

Image-empty-state.png

Explorar

Peça aos alunos para montarem uma árvore, peça para eles para que imaginem uma fruta, como seria essa fruta? qual o gosto? a cor? e o nome? peça para que montem a fruta.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Peça aos alunos que contem sobre a árvore e o fruto que montaram, peça para que contem o nome da fruta e o nome da árvore. Nesse momento observe se os alunos conseguiram assimilar a estrutura linguística (Maçã - macieira, Manga - mangueira, banana - bananeira), nesse sentido se o aluno criou uma fruta chamada "batu" a árvore será "batueira". É importante explicar que nem todas os nomes de árvores seguem essa estrutura, é o caso da parreira que dá uvas.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Peça aos alunos que juntem as árvores que eles costruiram formando um grande pomar. Explique que pomar é o nome que damos a um conjunto de árvores frutíferas. Com o pomar pronto conte a eles sobre a importância da diversisdades de árvores e frutas, ressalte a relevância de uma alimentação saudável e de como as frutas podem nos ajudar a obter vitaminas essenciais para nossa saúde.

Então proponha que a eles um pic-nic de frutas, ofereça aos alunos uma variedade diferente de frutas, diferente das que eles estão habituados, deixe que eles experimentem livremente. Ao final, nas caixinhas de papelão acomode o algodão e plante os feijões com um poquinho de água, instrua os alunos a regar e colocar plantinha no sol para que ela cresça forte e saudável.

--

Avaliar

Durante a atividade, avalie:

 

  • Capacidade de expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências

  • Demonstração de controle e adequação do uso de seu corpo

  • Comunicar suas ideias e sentimentos

--

Dicas para o professor

No material do aluno está disponivel o link da música "Gostosuras naturais" do Mundo Bita, você pode deixar a música tocando durante a atividade.

Tente utilizar materiais biodegradavéis, para isso, evite o uso de copos de plástico para o plantio do feijão.

Diferenciar

Você pode adaptar essa aula para trabalhar os biomas brasileiros.