Envolver
Ler o poema Família de “Jennifer de Lima Resende”, conversar com as crianças sobre as famílias e o significado de família de sangue, família de adoção e família do coração. Organização da Rotina familiar, que cada família tem a sua rotina, não existe um modelo pronto, cada família tem necessidades diferentes. Deixar que as crianças manipulem os blocos e bonecos e falem sobre as características de suas famílias, a quantidade de pessoas que moram em sua casa e a convivência entre os membros desse grupo. Pedir que usem os blocos e os bonecos para montagem de sua rotina, relacionando cada situação às emoções envolvidas, proporcionando maneiras e motivação que provoque engajamento.
--
Explorar
Explorar de forma engajadora com as crianças os blocos e os bonecos. Comparar as diversidades familiares e deixar que montem os jogos de acordo com a quantidade de membros de sua família. E, por último, fazer uma atividade sobre resolução de problemas, em que devem escolher um dos problemas, identificar sentimentos e criar uma alternativa de solução e montar o cenário com os blocos.
--
Explicar
Promova uma roda de conversa, peça para que cada um conte sobre a sua montagem, pergunte se eles sabem como era a rotina familiar do passado? Como é a rotina de agora? Explicar para as crianças que elas devem demonstrar seus sentimentos, pois as ajudam resolver melhor seus problemas e situações cotidianas. Não existe certo ou errado o importante é deixar claro o que querem expressar.
--
Avaliar
Conversar com as crianças sobre qual a importância dos compromissos e responsabilidades dos membros de uma família para uma boa convivência familiar e observar o que aprenderam com as falas e os jogos.
Avalie:
Se houve interação durante a brincadeira.
Se conseguiram resolver situações problemas de forma engajadora.
--
Dicas para o professor
Conversar com as crianças sobre o tema e deixá-los demonstrarem suas emoções por meio da ludicidade dos jogos e mímicas.
Diferenciar
Dar importância sobre o posicionamento de cada criança sobre como são os grupos familiares.