EI-023

Image-empty-state.png

30-45 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Vida em Família e sua rotina.

Compor, na forma oral, escrita e de forma lúdica, análises e avaliações próprias dos temas estudados,
respeitando os direitos humanos e as diferentes opiniões.

Aula criada por:

Elaine de Freitas Silva

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

O objetivo desse jogo das Emoções é auxiliar a percepção das crianças, interação e mostrar a diversidade familiar. Deixar que as crianças demonstrem seus sentimentos através da ludicidade. Trabalhar o desenvolvimento sociomeocional dos alunos. Desenvolver a empatia em suas relações, bem como ter maior domínio de suas emoções, levando à resolução de conflitos de forma mais tranquila, auxiliando no autoconhecimento e na construção de habilidades sociais. Esse trabalho também tem como foco a prevenção ao bullying“.

Preparar

Antes de iniciar a aula verifique se o material está completo e tenha uma cópia do poema "Família"

Material do Aluno

  • Kit LEGO®  Construindo Emoções.

 

Image-empty-state.png

Envolver

Ler o poema Família de “Jennifer de Lima Resende”, conversar com as crianças sobre as famílias e o significado de família de sangue, família de adoção e família do coração. Organização da Rotina familiar, que cada família tem a sua rotina, não existe um modelo pronto, cada família tem necessidades diferentes. Deixar que as crianças manipulem os blocos e bonecos e falem sobre as características de suas famílias, a quantidade de pessoas que moram em sua casa e a convivência entre os membros desse grupo. Pedir que usem os blocos e os bonecos para montagem de sua rotina, relacionando cada situação às emoções envolvidas, proporcionando maneiras e motivação que provoque engajamento.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Explorar de forma engajadora com as crianças os blocos e os bonecos. Comparar as diversidades familiares e deixar que montem os jogos de acordo com a quantidade de membros de sua família. E, por último, fazer uma atividade sobre resolução de problemas, em que devem escolher um dos problemas, identificar sentimentos e criar uma alternativa de solução e montar o cenário com os blocos.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Promova uma roda de conversa, peça para que cada um conte sobre a sua montagem, pergunte se eles sabem como era a rotina familiar do passado? Como é a rotina de agora? Explicar para as crianças que elas devem demonstrar seus sentimentos, pois as ajudam resolver melhor seus problemas e situações cotidianas. Não existe certo ou errado o importante é deixar claro o que querem expressar.

 

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Brincadeiras e jogos para interação das crianças, deixando elas usarem o critério que quiserem, mas deixando claro que vão explicitar sobre o tema Família.

--

Avaliar

Conversar com as crianças sobre qual a importância dos compromissos e responsabilidades dos membros de uma família para uma boa convivência familiar e observar o que aprenderam com as falas e os jogos.

Avalie:

  • Se houve interação durante a brincadeira. 

  • Se conseguiram resolver situações problemas de forma engajadora.

--

Dicas para o professor

Conversar com as crianças sobre o tema e deixá-los demonstrarem suas emoções por meio da ludicidade dos jogos e mímicas.

Diferenciar

Dar importância sobre o posicionamento de cada criança sobre como são os grupos familiares.