EI-026

Image-empty-state.png

45-60 min

3 ao 5 ano

Iniciante

Divertidamente

Os sentimentos e emoções são sensações dos seres humanos, temos que aprender a lidar com eles. Saber reconhecer as suas emoções e as dos outros é muito importante na construção de habilidades sociais.

Aula criada por:

Ana Paula Faria

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Reconhecer e nomear as emoções.
Identificar as suas próprias emoções e a dos outros.

Preparar

Certifique-se de que os materiais estão separados e organizados para a realização da aula. Providencie equipamento adequado para a transmissão do vídeo.

Material do Aluno

Kit LEGO® Construindo Emoções

Image-empty-state.png

Envolver

Por meio do vídeo, apresentar as emoções e fazer uma sondagem dos sentimentos despertados durante o dia do aluno. Converse com as crianças sobre os sentimentos que aparecem no vídeo,  mostrar os blocos LEGO® (rostos emoções) e identificar/nomear cada um. Simular as emoções através da brincadeira. 

--

Image-empty-state.png

Explorar

Faça um jogo de mímica, o aluno deverá sortear uma das carinhas do kit LEGO®, sem mostrar para os outros colegas, ele deverá fazer mímicas para que os demais adivinhem.  Você pode explorar e simular as emoções envolvidas no vídeo, além de expressões faciais e outras formas de nomear os sentimentos.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Por meio da brincadeira abordar a variedade de emoções que nós podemos sentir e mostrar às crianças a importância da expressar seus sentimentos.

Peça para que eles contem sobre como foi a experiência de interpretar sentimentos, e qual deles é o mais dificil, o mais fácil etc.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Peça para que cada um crie um boneco/cena de algum momento vivido com a família no final de semana, em que eles sentiram algum dos sentimentos do vídeo.

Procure ouvir cada aluno, e identificar as emoções relatadas. Após a rodada de apresentações, criar uma história apresentando todos os sentimentos citados. Ao fim pedir para que eles reconheçam o seu sentimento na história.

--

Avaliar

Durante a atividade, avalie:


  • A participação dos alunos

  • A habilidade de expressão e transmissão das ideias e pensamentos

  • A escuta ativa e o respeito pelos demais.

--

Dicas para o professor

Observar e identificar se os alunos já reconhecem ou tem dificuldades em nomear a emoções. Pode ser utilizado imagens de situações como exemplo.

Diferenciar

Assitir ao filme DIVERTIDAMENTE

Explorar outras formas de expressar as emoções. Exemplo: Trabalhar o sentimento RAIVA (explosão de tinta na parede, arremessando várias tampinhas com tintas e fazendo uma obra de arte).