EI-030
45-60 min
3 ao 5 ano
Intermediário
São tantas emoções...
Nomear os sentimentos é fundamental para aumentarmos o repertório emocional – nosso e das crianças. Quando conseguimos identificar e nomear os sentimentos, conseguimos também lidar com eles de forma mais adequada
Aula criada por:
Fernanda Faria
Suporte ao Professor
Objetivos da Aula
Reconhecer os diferentes tipos de emoções e sentimentos nas pessoas a sua volta.
Demonstrar empatia pelos colegas de classe e pelos professores.
Identificar nos colegas diferentes sentimentos.
Preparar
Fazer uma roda e conversar com os alunos sobre sentimentos e emoções. Isso ajudará o professor a fazer uma sondagem do que e quanto cada aluno já sabe.
Imprimir o livro de colorir - Construindo Sentimentos
Material do Aluno
Kit LEGO® - Construindo Emoções.
Lápis de cor.
Elaborar
Peça aos alunos que compartilhem qual dos modelos dos seus colegas mais gostaram ou qual dos modelos também pode demonstrar como se sentem às vezes e por qual motivo é despertado esse determinado sentimento.
Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.
--
Dicas para o professor
O papel do educador é explorar as emoções, identificá-las no cotidiano da criança e mostrar o quanto cada uma é importante. Vale ressaltar que, quando as emoções estão desequilibradas, tudo fica desproporcional e pode fazer mal.
É importante que as crianças entendam que é normal se sentir triste às vezes, sentir um pouco de medo e até certo "nojinho" de algumas coisas, porém nenhum desses sentimentos pode ser constante e desproporcional.
Diferenciar
O professor poderá antes da leitura do livro, explorar o conhecimento dos alunos, pedindo que montem com os blocos como estão se sentindo naquele dia, ou narrar algum acontecimento que ocorreu na turma e pedir para que relatem como se sentiram.
Para alunos maiores de 7 anos, o livro pode ser substituído pelo filme Divertidamente. O professor poderá assistir com os alunos em sala de aula e depois criar um debate com as crianças sobre a inteligência emocional, em seguida a montagem dos blocos.