EI-030

Image-empty-state.png

45-60 min

3 ao 5 ano

Intermediário

São tantas emoções...

Nomear os sentimentos é fundamental para aumentarmos o repertório emocional – nosso e das crianças. Quando conseguimos identificar e nomear os sentimentos, conseguimos também lidar com eles de forma mais adequada

Aula criada por:

Fernanda Faria

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Reconhecer os diferentes tipos de emoções e sentimentos nas pessoas a sua volta.
Demonstrar empatia pelos colegas de classe e pelos professores.
Identificar nos colegas diferentes sentimentos.

Preparar

Fazer uma roda e conversar com os alunos sobre sentimentos e emoções. Isso ajudará o professor a fazer uma sondagem do que e quanto cada aluno já sabe.
Imprimir o livro de colorir - Construindo Sentimentos

Material do Aluno

Kit LEGO® - Construindo Emoções.

Lápis de cor.

Image-empty-state.png

Envolver

Após a leitura do Livro dos Sentimentos, na roda de conversa, o professor fará apontamentos dos sentimentos e emoções que aparecem na história, incentivando as crianças a falarem a respeito das emoções, sentimentos e maneiras de agir em determinadas situações.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Pergunte aos alunos se as situações descritas no livro acontecem com elas  e também com as pessoas que estão a sua volta.

Os alunos poderão colorir as páginas do livro a sua maneira e recontar a história a partir das imagens que eles mesmos coloriram.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Os alunos irão montar com o Kit Construindo Emoções os vários sentimentos que aparecem no livro e também aqueles que eles desejarem! As crianças representarão os sentimentos com o LEGO®.

Logo após, proponha às crianças brincadeira de imitar os emojis.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Peça aos alunos que compartilhem qual dos modelos dos seus colegas mais gostaram ou qual dos modelos também pode demonstrar como se sentem às vezes e por qual motivo é despertado esse determinado sentimento.

Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.

--

Avaliar

Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

--

Dicas para o professor

O papel do educador é explorar as emoções, identificá-las no cotidiano da criança e mostrar o quanto cada uma é importante. Vale ressaltar que, quando as emoções estão desequilibradas, tudo fica desproporcional e pode fazer mal.

É importante que as crianças entendam que é normal se sentir triste às vezes, sentir um pouco de medo e até certo "nojinho" de algumas coisas, porém nenhum desses sentimentos pode ser constante e desproporcional.

Diferenciar

O professor poderá antes da leitura do livro, explorar o conhecimento dos alunos, pedindo que montem com os blocos como estão se sentindo naquele dia, ou narrar algum acontecimento que ocorreu na turma e pedir para que relatem como se sentiram.

Para alunos maiores de 7 anos, o livro pode ser substituído pelo filme Divertidamente. O professor poderá assistir com os alunos em sala de aula e depois criar um debate com as crianças sobre a inteligência emocional, em seguida a montagem dos blocos.