Suporte ao Professor
Preparar
Antes de iniciar a aula certifique-se de que todos os materiais estão completos e funcionando
Material do Aluno
Envolver
Comece a aula envolvendo os alunos, para isso, Peça a eles para observar a ilustração que representa um jardim.
Realize a brincadeira “Adivinha quem é?”, na qual os alunos vão imitar um dos animais ilustrados para que os colegas adivinhem qual é.
Comente sobre os nomes dos animais e suas características: o sapo tem quatro pernas e pula, o caracol carrega a casa nas costas, o grilo também pula, mas tem seis patas, as borboletas, a libélula e o passarinho voam.
--
Explorar
Organize os alunos em grupos e distribua entre eles as peças dos conjuntos Grande de Blocos LEGO® DUPLO®. 9090. Peça aos alunos que construam o animal de jardim que acharam mais interessante. Cada aluno pode construir o animal que quiser. Incentive o trabalho em dupla ou pequenos grupos.
Circule entre os alunos e observe as construções, ajudando quando for necessário.
--
Explicar
Reúna toda a turma para que os alunos possam mostrar os animais que construíram enquanto os demais colegas tentam adivinhar que animal é. Caso ninguém consiga adivinhar, o aluno deve revelar o que construiu e você pode apresentar a seguinte pergunta à turma:
• O que faltou para que pudéssemos adivinhar que animal é?
Os alunos podem dizer coisas como: “a asa da borboleta está muito pequena” ou “o sapo deveria ser maior”. Os colegas podem ajudar o amigo a modificar sua construção conforme as sugestões dadas, se ele desejar.
--
Elaborar
Proponha aos alunos que eles construam um jardim para os animais morarem usando as peças que restaram. Incentive-os a trabalharem em equipe e compartilharem as peças com os colegas.
Se possível, fotografe as construções feitas pelos alunos ou filme a apresentação dos animais aos colegas. O material pode ser colocado no portfólio da turma para registro da atividade.