EI-042

Image-empty-state.png

45-60 min

EI

Intermediário

Bata palmas, bata os pés

Vamos brincar de palma e pé seguindo a sequência LEGO

Aula criada por:

Team LEGO

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Exploração criativa: criatividade, auto expressão, fala e audição, papéis e responsabilidades, observação e descrição, classificando e categorizando, contando.

Preparar

Separe todos os materiais antes da aula, verifique o funcionamento dos equipamentos eletrônicos e o volume da música.

Material do Aluno

Image-empty-state.png

Envolver

Apresente a toda a turma a cantiga Contente, Siga as atividades propostas:

• Ouvir e cantar a música;

• Realizar os gestos mencionados na letra da música;

• Observar as ilustrações dos gestos e reproduzir a sequência mostrada.

 

Na imagem do Card, explore com os alunos as sequências de “palmas” e “pés” mostradas por meio das ilustrações. Solicite aos alunos que executem essas sequências.

Converse sobre outros sons que podem ser feitos com o corpo. Questionar os alunos sobre outras possibilidades de gestos ou sons, para que eles falem suas ideias.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Em seguida, proponha aos alunos brincar de “sinais”. Escolha duas peças de cores diferentes do kit Grande de Blocos LEGO® DUPLO® 9090 e combine com os alunos que irão utilizar os blocos para sinalizar o que eles devem fazer durante a música.

Sugestão: um bloco verde representa “bater os pés” e um bloco vermelho representa “bater palmas”.

Comece mostrando o bloco vermelho e verifique se todos entenderam que devem bater palmas. Em seguida, mostre o bloco verde e verifique se todos entenderam que devem bater os pés. Esconda os blocos

atrás de uma caixa, por exemplo, para que os alunos não saibam qual será o próximo que será mostrado.Comece lentamente a mostrar os blocos, alternadamente, no ritmo da resposta das crianças. Aumente a velocidade aos poucos e comece a repetir um ou outro bloco, para que os alunos demonstrem que estão atentos.

Em seguida, coloque seis blocos sobre a mesa, dos que foram escolhidos para representar “palmas” e “pés”. Organize-os em uma fila e peça para os alunos fazerem os gestos indicados, por exemplo: bater palmas duas vezes, bater os pés duas vezes, palmas mais uma vez e bater os pés mais uma vez. A cada execução, aponte uma peça de cada vez, para manter o ritmo.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Convide um dos alunos para organizar as peças em outra ordem e conduzir a atividade com os colegas. Chame mais duas crianças para fazer o mesmo. Diga a essas crianças que elas serão os “maestros” da “orquestra” da turma. Em seguida, chame outros voluntários para conduzir a sinfonia.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Nesta etapa, você tem duas opções de atividades a serem feitas. Se tiver tempo, e as crianças estiverem gostando, pode realizar as duas:

Opção 1 – Proponha um novo gesto a ser feito, diferente dos anteriores, representado por uma terceira cor de peça. Pode ser piscar o olho, balançar a cabeça, fazer um som com a boca... Chame as crianças que ainda não participaram para criarem uma sequência de 8 peças e conduzirem os colegas na realização da atividade.

Opção 2 – Organize as crianças em duplas. Entregue algumas peças, das três cores escolhidas, para cada dupla. Um dos alunos da dupla deverá criar uma sequência de seis peças para o colega reproduzir com gestos. Em seguida, quem fez os gestos será quem construirá a sequência. Por

fim, cada dupla fará uma sequência com 10 peças e apresentará para a turma, para que todos juntos façam os gestos.

--

Avaliar

Durante a atividade avalie as habilidades de

  • Usar o corpo e a voz para imitar e reproduzir
  • Expressar-se de forma clara e coerente
  • Seguir orientações
  • Compreender a sequência lógica

--

Dicas para o professor

Certifique-se de que todos os alunos compreenderam a atividade e estão participando

Diferenciar

Você poderá explorar diversas forma de sequências, variando a posição, formato, cor, etc. dos blocos.