EI-043

Image-empty-state.png

45-60 min

EI

Iniciante

Um lugar para brincar

Como você se sente quando brinca?

Aula criada por:

Team LEGO

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

As crianças são capazes de descrever as coisas e os eventos.
As crianças são capazes de expressar seus sentimentos e transmitir seus pensamentos.

Preparar

Antes da aula, retirar os bonecos
do kit. Eles entrarão na brincadeira
mais tarde, quando for indicado.

Material do Aluno

Image-empty-state.png

Envolver

Mostre aos alunos a imagem do Card, envolva-os com perguntas orientadoras:

 

• O que está acontecendo nessa cena?

• Quem são essas pessoas?

• Que lugar é esse?

• Como é o lugar onde você costuma brincar? O lugar é parecido com esse?

Com perguntas adicionais, se necessário, conduza os alunos à descrição dos espaços onde brincam: o quarto, o quintal de casa, o playground do prédio.

Peça que descrevam os brinquedos de que gostam e os elementos do espaço que ajudam a brincar: escorregador, balança, brinquedos de pular, engatinhar, pendurar-se. Também podem ser descritos brinquedos de manipular, como carrinhos, bonecas, blocos de construção, etc. Caso os alunos citem brinquedos digitais (tablets e vídeo games), incentive-os a falarem sobre os personagens e cenários dos jogos, e se gostariam de brincar dentro desses cenários.

Com a conversa, ajude os alunos a construírem uma imagem mental de um espaço de brincadeiras. Você pode voltar a imagem para perguntar aos alunos quais dos brinquedos que eles apreciam estão retratados nela.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 crianças cada. Divida as peças dos kits Grande de Blocos LEGO DUPLO. Entretanto, evite misturar os kits, para facilitar a organização depois.

 

Proponha aos alunos que, trabalhando juntos, criem um espaço divertido para brincar. Mostre dois bonecos e avise às crianças que, quando o espaço estiver pronto, eles receberão a “visita” dos bonecos, que irão brincar no espaço de brincar que eles construíram.

A princípio, é normal que os alunos construam individualmente. Deixe-os à vontade, mas delimite um espaço onde será o “lugar de brincar” e onde eles devem colocar o que construíram. Circule entre os grupos, perguntando que lugar é esse, se é um quarto de brinquedos, um parque, um playground. Caso os alunos estejam trabalhando individualmente, sugira que um ajude ao outro, ou que juntem seus brinquedos para fazer algo maior ou mais divertido. Assim você estimulará a troca de peças e a colaboração.

Determine um tempo para a conclusão da tarefa, da maneira como os alunos estão habituados. À medida que os alunos considerarem que “acabaram” sua construção, entregue a eles um ou mais bonecos do material para que brinquem no espaço que construíram.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Visite cada um dos grupos e peça aos membros que mostrem como brincar naquele espaço. Permita que outros alunos se manifestem fazendo perguntas ou comentando as construções feitas.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Peça aos alunos que peguem nas mãos os bonecos que estão brincando no espaço que construíram. Agora eles trocarão de grupo, levando seus bonecos para brincar nos espaços construídos pelos colegas. Oriente cada grupo para onde deverão se dirigir.

A princípio os alunos podem ficar tímidos em brincar com as construções dos colegas. Incentive-os para que explorem as construções com seus bonecos e pergunte como acham que se brinca naquele lugar. Caso desejem, poderão alterar o que foi construído.

--

Avaliar

Durate a atividade avalie

 

A interatividade dos alunos

Habilidade de expressar-se

Perceber aspectos da diversidade cultural

--

Dicas para o professor

Antes da aula, retirar os bonecos do kit. Eles entrarão na brincadeira

mais tarde, quando for indicado.

Diferenciar

Você pode apresentar brincadeiras regionais diferentes das que eles estão habituados