Suporte ao Professor
Preparar
Material do Aluno
Envolver
Contextualize com os alunos sobre os espaços de playground. Peça que os alunos compartilhem suas experiências e falem sobre os brinquedos que eles encontram. Com isso, aos poucos serão conduzidos à demonstração comparativa entre os playgrounds e os materiais LEGO. Essa estratégia é excelente para engajá-los, já que eles se identificam com suas experiências. Conduza essa introdução para o tema principal da aula: a percepção do espaço e das peças tubulares.
--
Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
(1) Peça aos alunos que abram a caixa LEGO TUBOS;
(2) Explique que cada integrante do grupo deverá se encarregar de uma tarefa específica (organização, montagem, programação e apresentação do projeto);
(3) Cada grupo deverá montar um brinquedo baseado na sua vivência;
(4) Os grupos deverão separar e montar as peças, de maneira que envolva o máximo de alunos possível.
--
Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
Faça uma roda de conversa ao final da aula para que sejam debatidos os resultados alcançados. Pergunte, por exemplo, aos alunos: Como foi a experiência? Quais os desafios enfrentados durante a construção? Como poderiam modificar o projeto original para obter resultados idênticos ou ainda melhores?
--
Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
Peça aos alunos que reflitam sobre os próprios êxitos. Sugira, para próximas atividades, a incorporação de ideias de montagem e sobre a possibilidade de juntarem peças entre equipes para montar algo maior (ex: um parque com vários brinquedos). Faça-os guardar todo o material utilizado durante a aula.
--
Avaliar
(Contínua)
A avaliação própria desta aula deve ser continuada. Os alunos deverão ser observados em função da sua participação e engajamento junto às atividades desenvolvidas. Além da observação cuidadosa do professor, a autoavaliação também será levada em conta, de forma que os próprios alunos possam classificar seu desempenho durante a execução do projeto.