top of page

JP-025

SPIKE Essential

Image-empty-state.png

30-45 min

3 ao 5 ano

Iniciante

Vivenciando os meios de transportes

Apresentaçao do material aos alunos, envolvendo uma contaçao de historia para construçao do transporte, apois a contaçao a sala foi dividido em pequenos grupos para a montagem e programaçao.

Aula criada por:

Estelita Lucia de Carvalho Gonçalves

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração)
Explorar formas e ângulos bidimensionais
Recontar uma experiência usando fatos relevantes e detalhes descritivos

Preparar

Organizar a turma em pequenos grupos, apresentar o material a ser trabalhado, realizar a contaçao de historia e explorar o material para a construçao e programaçao do meio de transporte.

Material do Aluno

Image-empty-state.png

Envolver

  • Revise a aula Táxi! no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
  • Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: para trás, depuração, direção, para frente, frustrado e rota.
  • Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
  • Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de matemática. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.

--

Image-empty-state.png

Explorar

  • Revise a aula Táxi! no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
  • Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: para trás, depuração, direção, para frente, frustrado e rota.
  • Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
  • Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de matemática. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.

--

Image-empty-state.png

Explicar

  • Faça com que os seus alunos discutam e reflitam sobre o processo de teste de um programa para identificar e corrigir erros.
  • Faça perguntas como: Por que é importante testar um programa para ter certeza de que ele funciona como planejado? Como você pode usar os resultados de seus testes para melhorar o programa?
  • Peça que os alunos organizem suas mesas.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

  • Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
  • Faça perguntas como: No que você estava pensando quando estava modificando o programa para seguir a rota no mapa de Leo? Em quê o seu programa para a próxima viagem de Leo era diferente daquele que você fez para a viagem de Leo ao museu de arte?

--

Avaliar

Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.

--

Dicas para o professor

Diferenciar

bottom of page