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JP-029

SPIKE Prime

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60-90 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Corrida de Robô

Nesta aula, os alunos aprenderão conceitos básicos de robótica e programação com o Kit LEGO Spike Prime. O foco é estimular a criatividade e o trabalho em equipe na resolução de desafios relacionados à corrida de carros, explorando princípios de física e engenharia. Eles construirão, programarão e testarão carros em uma pista improvisada, com avaliação individual considerando participação, interação e sugestões de melhoria.

Aula criada por:

João Guilherme Alencar Mariz de Oliveira / Jonata Catuhyte Diniz Wanderley

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Apresentar conceitos fundamentais de robótica e programação por meio do Kit de Robótica LEGO Education Spike Prime.

Estimular a criatividade e fomentar o trabalho em equipe para solucionar desafios propostos.

Explorar os princípios da física e engenharia por meio da empolgante temática de corrida de carros.

Preparar

Material do Aluno

Conjunto Spike prime

Caderno

Caneta

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Envolver

No momento de engajamento, a aula começa-se, apresentando o tema principal: corrida de carros com robôs. Explore a relevância da robótica e programação na indústria automobilística e em competições de corrida. Facilite a divisão da turma em grupos.

 

 

 

 

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Explorar

Forneça os materiais essenciais para a construção dos carros, de forma livre e criativa. utilizando as peças do LEGO Spike Prime.

Aborde os conceitos fundamentais da programação, oferecendo uma explicação detalhada sobre as funcionalidades do Spike Prime e do software correspondente.

Demonstre como funciona o movimento dos carros, utilizando os motores do Spike Prime.

Desafie os alunos a modificarem e programarem seus carros para percorrerem uma distância específica em linha reta, realizando testes. 

 


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Explicar


Na fase de explicação da aula, os alunos serão encorajados a compartilharem as estratégias empregadas, baseando-se nos conhecimentos adquiridos durante as aulas.

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Elaborar

Hora da corrida!!

Desafie os grupos a aprimorarem seus carros para a corrida.

 adicionar sensores, como o sensor de cor ou o sensor ultrassônico, para evitar obstáculos ou seguir uma linha na pista.

Incentive os grupos a testarem seus carros na pista de corrida improvisada.

Durante o teste, os alunos devem avaliar o desempenho dos carros e realizar ajustes nas construções e programas, se necessário.

Facilite discussões entre os grupos para que compartilhem suas soluções e ideias, promovendo uma troca de experiências.

Em seguida, estabeleça as regras da corrida, abordando aspectos como largada, linha de chegada, distância percorrida, entre outros.

Explique aos alunos que terão a oportunidade de competir entre si com seus carros.

Inicie a corrida posicionando os carros na linha de partida e dando a largada.

Será direcionado para os alunos anotarem os ranking, tempo, distância e etc...


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Avaliar

A avaliação de cada grupo, será de maneira individual, considerando critérios como participação e interação. Oferecendo sugestões de aprimoramento específicas, levando em conta as dificuldades encontradas por cada grupo durante a atividade.

 

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Dicas para o professor

Diferenciar

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