top of page

JP-132

STEAM Park

Image-empty-state.png

45-60 min

3 ao 5 ano

Iniciante

Parquinho da gente

Imaginar projetos de parquinhos a partir da apresentação de imagens de espaços reais e imaginários, com referências em parques de diversões ou temáticos, comunitários, filmes e desenhos.

Aula criada por:

Adjany Simplicio de Castro

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Desenvolver a criatividade e o senso de coletividade a partir da escolha de elementos que possam ser construídos que atendam ao grupo de crianças da turma.

Preparar

Pesquisar imagens de parques de diversões e públicos reais, preferencialmente os equipamentos urbanos da cidade, pesquisar desenhos/filmes/animações que apresentem parques imaginados.

Material do Aluno

Imagens de espaços (reais e imaginários)

Image-empty-state.png

Envolver

Explorar a predição a partir de memórias e preferências: qual a área mais divertida da escola pra você? Você frequenta outros espaços de parquinho próximo à sua casa?

Apresentar imagens do google de espaços públicos de brincar (parquinhos), trazer imagens de parques temáticos e de filmes/desenhos, como do filme a fantástica fábrica de chocolate (pela liberdade criativa estética).

A partir dessas imagens (pode ser também trechos de filmes) provocar a imaginação criativa. Nesse ponto perguntar sobre se as crianças têm ideia de como os brinquedos funcionam, quais movimentos podem (ou poderiam fazer), movidos pelo quê (tração, energia elétrica, solar, água...). (10min)

--

Image-empty-state.png

Explorar

Apresentar as peças do kit, permitindo o manuseio exploratório, já divididos em grupos. Perguntar qual o potencial das peças? Podemos construir um parquinho com vários brinquedos diferentes com essas peças? (5min)

--

Image-empty-state.png

Explicar

Após a experiência de exploração do material e da discussão do grupo para a proposta inicial, pedir que cada grupo apresente sua ideia. (10 min)

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Nessa etapa as crianças passam a construir o projeto que apresentaram em conjunto. Num universo de hipóteses temporárias, pesquisa e testes. É a "mão na massa". Concretizando e avaliando o projeto em sua execução. O objetivo é que entendam como as estruturas e engrenagens de um brinquedo de parquinho se relacionam e potencialmente expandir essa observação/reflexão para outros equipamentos e situações sociais. (15min)

 

--

Avaliar

Hora de testar os brinquedos"! É nesse teste que avaliamos o entendimento construído sobre engrenagens e estruturas dos brinquedos do parquinho. O "erro" não é demérito, visto que o processo coletivo de construir e realizar a ideia está no objetivo principal. O processo de experimentar e apresentar é rico em autoavaliação e na identificação de possibilidades de ajuste. (20min)

--

Dicas para o professor

Diferenciar

bottom of page