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JP-138

SPIKE Prime

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45-60 min

6 ao 9 ano

Intermediário

Competição de Mão Robótica: Desafio “Mão

Uma competição de mãos robóticas voltadas para levantamento de objetos de pesos variados. Leve seu aluno a refletir sobre a construção e desenvolvimento da melhor mão robótica no Desafio "Mão de Peso"

Aula criada por:

Manoel Fernandes e Martinho André

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Desenvolver e Melhorar protótipos de mãos robóticas para levantar peso.

Preparar

Reproduzir videos de diferentes tipos de mão robóticas e seus usos nas mais diferentes áreas.

Material do Aluno

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Envolver

  • Mostrar diferentes ideias de mãos robóticas e suas utilizações nas mais diversas funções e áreas (saúde, engenharia etc.);
  • Utilize um vídeo para apresentar estas utilizações.

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Explorar

  • Separar a turma em times;
  • Selecionar um capitão (líder);
  • Explicar que a mão deve ser capaz de agarrar e segurar o objeto mais pesado possível;
  • Explicar que a competição se dará em 2 rounds, com possibilidade de mãos robóticas distintas em cada um deles;
  • Explicar que o time campeão será aquele cujo somatório dos pesos de todos os objetos levantados, somados, seja o maior de todos os times;
  • Dar o restante do tempo para que os times construam sua própria mão robótica;
  • Garantir, por testes, que elas funcionam. Utilizar itens como garrafas, bolas de papel, e outros objetos de pesos diferentes.

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Explicar

  • Cada Capitão deverá explicar sua ideia e sua mão robótica
  • Ele também é o responsável por colocar seu protótipo à prova, pela ordem crescente de peso dos objetos.
  • O professor deve anotar se a mão foi ou não capaz de agarrar e segurar por um determinado tempo (ex.: por 5s).
  • Caso a mão desmonte (quebre) a equipe encerra sua participação e será a vez do próximo.

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Elaborar

  • Cada Capitão deverá retornar à sua equipe para possíveis alterações nas suas peças produzidas para o round 2;
  • Peça para que os alunos avaliem o modelo do round 1 e proponham alterações para possíveis melhoramentos;
  • É possível construir uma diferente da utilizada anteriormente.

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Avaliar

  • Dar o feedback sobre os resultados obtidos de cada time;
  • Fazer o somatório dos resultados e indicar o time campeão.

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Dicas para o professor

Oriente seus alunos que, em caso de dificuldades, visite os outros times "espionando" as estratégias adotadas, criando assim soluções para sua equipe. Isso ajuda na geração de novas ideias.

Diferenciar

Noutra oportunidade, leve seus alunos a pensar outras estratégias de contrução de uma nova mão robótica adaptativa, ou seja, sensível a intensidade/pressão, para que possam pegar e agarrar objetos sem danificá-los, como um copo descartável etc.

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