top of page
Suporte ao Professor
Preparar
Revise a aula Robô Futgol! no Aplicativo Spike LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: para trás, depuração, direção, para frente, frustrado e rota.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de matemática. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
Material do Aluno
Envolver
(Toda a classe, 10 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre ter que fazer uma alteração para concluir uma tarefa.
- Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: fazer o robô levar a bola até a rede.
- Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.
--
Explorar
(Pequenos grupos, 20 minutos)
- Peça que os seus alunos comecem a fazer a montagem, se organizem em equipe.
- Em seguida façam a programação e testem o projeto.
- Organize a função de cada aluno no grupo.
- Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos desafios no aplicativo:
- Modifique o programa para fazer a bola seguir a rota no mapa do gol.
- Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
--
Explicar
Explicar
(Toda a classe, 10 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: No que você estava pensando quando estava modificando o programa para seguir a rota do gol.
--
Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Faça com que os seus alunos discutam e reflitam sobre o processo de teste de um programa para identificar e corrigir erros.
- Faça perguntas como: Por que é importante testar um programa para ter certeza de que ele funciona como planejado? Como você pode usar os resultados de seus testes para melhorar o programa? Motive que façam algumas modificações.
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
--
Avaliar
- Avalie a proficiência de seus alunos em identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração).
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
- Precisa de ajuda adicional
- Consegue trabalhar de forma independente
- Consegue ensinar os outros
--
Dicas para o professor
Diferenciar
bottom of page