Suporte ao Professor
Preparar
1º passo
Escolher um espaço adequado para execução da atividade; com mesas espaçosas e cadeiras suficientes para que os estudantes possam se acomodar em grupos.
2º passo
Distribuir os kits LEGOeducation Spike Prime, após conferir que estão em quantidade suficiente, completos e módulos carregados.
3º Passo
Iniciar a aula apresentando texto relacionado à temática da aula: Álcool e direção: quais os perigos?
Disponível em: https://zoomentregas.com.br/drogas-alcool-e-direcao/
Material do Aluno
Tablet;
Tesoura sem ponta;
Régua;
Envolver
Drogas são substâncias que alteram o funcionamento normal do nosso corpo. Você sabia que o álcool é um exmplo de droga que afeta nossa capacidade cognitiva, comportamentos e reflexos?
Por isso, álcool e direção são dois elementos que jamais devem caminhar juntos. A embriaguez é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil e no mundo, sendo assim é fundamental dirigir sóbrio, respeitar a sinalização e os limites de velocidade.
--
Explorar
Hora de botar a mão na massa!
Chegou o momento de explorar o kit LEGOeducation Spike Prime!
Abra o aplicativo Spike na unidade Prontos para Competição e veja o passo a passo para montagem do projeto: Dirigindo por aí.
Programe-o usando o aplicativo Spike Prime e faça-o executar movimento que forme um quadrado.
--
Explicar
Reunir os alunos para fazer uma reflexão sobre os desafios concluídos.
Fazer perguntas como:
O que acharam do desafio?
Qual relação pode ser feita entre a atividade e direção sob o efeito de álcool?
Onde puderam visualizar a presença da matemática?
--
Elaborar
Nessa fase, você irá fazer com que o seu projeto faça a trajetória entre dois pontos (A e B), ultrapassando obstáculos.
--
Avaliar
No fechamento da atividade, solicitamos a desmontagem dos kits, condicionamento das peças nas caixas.
Na sequência, a atividade é encerrada com uma roda de diálogo, possibilitando relatos de potencialidades e dificuldades observadas pelos estudantes.