Suporte ao Professor
Preparar
Revise o material
Leve em consideração os conhecimentos prévios dos alunos
Prepare a sala de aula e o ambiente onde será realizado os testes na água dos barcos
Material do Aluno
Isopor
Garrafa pet
Papelão
Abanadores
Tablets para pesquisa
Envolver
Toda turma - 5 minutos
Iniciar uma conversa com os alunos sobre o que é preciso para um barco se mover.
Indagá-los sobre quais formas geométricas eles conseguem perceber na construção de um barco.
Falar sobre a influência do vento na direção que o barco segue no mar, bem como, os possíveis ângulos formados a partir desses movimentos.
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Explorar
Pequenos grupos - 25 minutos
Peça aos alunos para trablharem em equipe e montarem um barco, inserindo os materiais adicionais para construir uma base que suporte ficar na água sem afundar.
Teste 1:
Peça para que os alunos coloquem os seus barcos dentro da água (local que você previamente escolheu para isto) e testaram se eles afundam ou não
Teste 2:
Peça para que coloquem os barcos novamente na água e, com os abanadores peçam que testem se eles chegam até o outro lado do local.
Teste 3:
Peça que eles abanem os barcos para se moverem em ângulos de 90º e 180º até chegar do outro lado do local.
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Explicar
Todas as equipes - 5 minutos
Peça para que cada equipe fale sobre seu projeto e discutam coletivamente quais as dificuldades, o que conseguiram realizar ou não e quais as possiblidades a mais.
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Elaborar
Em equipes - 10 minutos
Peçam que cada equipe modifique a base do barco para um material que ainda não utilizou e faça novos testes para perceber o quanto essa mudança impacta no desenvolvimento do seu projeto.
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Avaliar
Durante a aula
Dê feedback sobre o desempenho de cada aluno e promova a autoavaliação.
Ao final da aula
Faça observações sobre como a escolha de cada material influenciou no desenvolvimento do barco;
Meça o desenvolvimento de cada equipe no cumprimento das tarefas utilizando os ângulos corretos;
Avalie a criatividade na elaboração dos projetos
Observe o recurso utilizado por cada equipe para fazer o vento e assim causar o movimento dos projetos.
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Dicas para o professor
Peça para as equipes criarem seus próprios abanadores, utilizando os materiais que foram propostos na aula
Diferenciar
Proponha desafios de corrida e ou alguma competição entre as equipes