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JP-288

SPIKE Essential

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60-90 min

6 ao 9 ano

Intermediário

Basquete e programação

Desenvolver uma quadra de basquete e um robô para que seja apresentado a habilidade de arremesso para a cesta de modo que seja vivenciado práticas de coletividade, programação e esporte.

Aula criada por:

Lais e LIvânia

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Demonstrar benefícios da prática do esporte;
Experenciar a prática de coletividade;
Entender a lógica de programação para ação do arremesso.

Preparar

Esta aula será imprescindível uma exposição oral do professor ou professora para introduzir o que será trabalhado no plano de aula. Desse modo será utilizado o freestyle.

Será uma aula de 90 min.

Assuntos abordados:
Compreensão das técnicas de lógica de programação
Valorização do trabalho coletivo
Observação da oralidade dos alunos

Material do Aluno

Kit Spike Essential, freestyle, papel, lápis, papelão, tesoura, EVA.

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Envolver

10 min

Fazer uma breve explanação dos benefícios do esporte, perguntando aos alunos se eles praticam algum esporte e perguntar se já ouviram falar do basquete. Assim apresenta o que será feito baseado no basquete.

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Explorar

50 min

Neste momento, dividirá a turma em grupos de 4 alunos e comece a construir e criar o que foi proposto para a aula.

  • Peça aos alunos para trabalharem em equipe, dividindo suas funções durante este momento;
  • Importante xplicar o que eles irão construir e ressalte a importância dos mecanismos que o seu robô terá quando pronto
  • Após esse processo, peça que cada grupo explique o que foi construído por eles .

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Explicar

5 min

Neste momento os alunos já terão finalizado suas construções e irão explicar e compartilhar para a turma o que foi criado. O professor ou professora deverá guiar com alguns questionamentos, como: qual foi a parte mais difícil? foi possível trabalhar em equipe? qual habilidade foi utilizada? quais blocos de programação foram usados?

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Elaborar

20 min

Chegando ao produto final do que foi proposto em plano de aula, neste momento, deverá explorar o kit propondo aos alunos mudanças em seus projetos a partir de questionamentos como: Você faria algo diferente? instigando a curiosidade sobre novas possibilidades de excluir ou incluir peças.

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Avaliar

5 min

Acompanhe os alunos e se estão cumprindo com o objetivo da aula, dando feedback sobre o que foi trabalhado, limites e possibilidades. Relembrando sempre aos alunos os objetivos da aula. Utilizar este momento final também, para debates saudáveis e construtivos.

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Dicas para o professor

Estar disposto a ser flexícel e incentivar sempre os alunos aa criarem, motivando os mesmos a registrarem com fotos as suas criações e elogie a conquista de seus alunos, dessa forma eles aprendem melhor.

Diferenciar

Proponha trabalhar om conexões multidisciplinar, como matemática e educação física.

 

Dê tempo para os alunos pesquiasrem sobre o assunto.

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