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JP-289
SPIKE Prime
60-90 min
6 ao 9 ano
Intermediário
Robô Boliche
Nesta aula de robótica com o tema "Robô e Boliche", os alunos terão a oportunidade de aprender sobre programação de robôs e aplicar esse conhecimento em um desafio prático de boliche.
Aula criada por:
Jordan de Oliveira Raimundo - José Cordeiro Moura Segundo Neto
Suporte ao Professor
Preparar
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: para trás, depuração, direção, para frente, frustrado e rota.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos.
Se o tempo permitir, mostre videos com uma breve história do boliche.
Material do Aluno
Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre a atividade que envolve o jogo de boliche, como exemplo: peso da bola, cores e tamanhos dos pinos.
- Apresente aos seus alunos a atividade que serà realizada (fazer o robô lançar a bola até os pinos.)
- Distribua um conjunto de pinos e um dispositivo para cada grupo de até 5 alunos.
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Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE PRIME™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:
- Criar e testar o programa que irá guiar a bola até acertar os pinos do boliche
- Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:
- Modifique o programa para fazer a bola seguir até os pinos.
- Os alunos vão construir o robô de forma livre, ou seja, sem modelo pré definido.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: No que você estava pensando quando estava modificando o programa para seguir a rota da arena do boliche.
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Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Faça com que os seus alunos discutam e reflitam sobre o processo de teste de um programa para identificar e corrigir erros.
- Faça perguntas como: Por que é importante testar um programa para ter certeza de que ele funciona como planejado? Como você pode usar os resultados de seus testes para melhorar o programa?
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração).
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
- Precisa de ajuda adicional
- Consegue trabalhar de forma independente
- Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.
- Amarelo: Acredito que consigo identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração).
- Azul: Consigo identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração).
- Verde: Consigo identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração) e também consigo ajudar um amigo a fazer a atividade.
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:
- Gostei quando você...
- Gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Diferenciar
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