Suporte ao Professor
Preparar
Material do Aluno
Envolver
Neste primeiro momento foi perguntado aos alunos o que eles entendem sobre o que é gravidade. Levando em conta as respostas, foi estimulado o pensar na existência de uma força que nos faz permanecer no chão, com questões como "o que faz os objetos caírem no chão?". Anotem as respostas em seu caderno.
--
Explorar
Usamos como exemplo o globo terrestre e explicamos como a terra gira em torno de si mesma rapidamente (e que não percebemos isso porque o planeta é muito grande). A sala foi dividida em ilhas, onde os grupos tiveram o desafio de construir uma atividade com lego, um parceiro procura os blocos enquanto o outro constrói, trocando de papéis depois de cada etapa ter sido concluída.
--
Explicar
Retomamos a ideia inicial da aula utilizando os comentários dos próprios alunos, fizemos com que o grupo percebesse a relação entre o motivo que não nos deixa tirar o corpo do chão por mais que alguns segundos e o que nos mantém presos à Terra. Explicando o motivo do que é a gravidade.
--
Elaborar
É hora de analisar se a força gravitacional age do mesmo jeito seja lá qual for o peso do objeto que estiver caindo. O que os alunos pensam sobre isso? O mais pesado cai mais rápido? Eles tendem a dizer que sim e recorrer ao peso para justificar. Anote as respostas em outro cartaz e pese as pelúcias com a ajuda deles.Pedimos que dois alunos subam em cadeiras e deixem os objetos escolhiso em sala caírem no mesmo instante da mesma altura. Orientamos a turma a observar. Se necessário, refaça a experiência para que todos percebam que ambos chegam ao chão ao mesmo tempo. Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho.
--
Avaliar
Observamos as falas dos alunos, analisando se usam os termos força e gravidade. Pedimos que fizessem um desenho de observação da queda dos objetos. É importante que sinalizem a gravidade - usando setas apontadas para o chão.