JP-332
SPIKE Essential
45-60 min
3 ao 5 ano
Iniciante
Conhecendo os pontos turísticos
Kiko mora no campo e veio visitar seu primo em João Pessoa/PB e vai conhecer algum ponto turístico da cidade, para isto, precisa de sua ajuda. Construa um meio de transporte que o leve para passear
Aula criada por:
Kleber José de Lima da Costa Barros e Janaína Lucena Santos de Lima Cunha
Suporte ao Professor
Preparar
Acesse o SPIKE ESSENTIAL no APP SPIKETM LEGO® Education;
Revise as Atividades Tutoriais no SPIKE APPTM LEGO® Education.
Se necessário, revise as palavras relacionadas do vocabulário: para
trás, depuração, direção, para frente, frustrado e rota.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios
de todos os seus alunos.
Diferencie a aula para torná-la acessível a todos.
Material do Aluno
Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre quais pontos turísticos existem na cidade de João Pessoa - PB;
- Converse com seus alunos sobre as diferenças entre cidade e campo;
- Converse com seus alunos sobre os meios de transporte que eles construíram e programaram para chegarem a esses lugares;
- Faça perguntas como: Que outros meios de transporte poderiam ser usados para se locomover por uma cidade?
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Explorar
(Pequenos grupos, 15 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:
- Criar e testar o programa que dirige o meio de transporte escolhido;
- Peça que seus alunos revisem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo: você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos e promova uma sessão de compartilhamento em que eles apresentam suas ideias iniciais e fornecem feedbacks e sugestões aos seus colegas.
- Faça perguntas como por exemplo: No que você estava pensando quando estava modificando o programa para que Kiko conhecesse o ponto turístico escolhido?
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Elaborar
(Pequenos grupos, 15 minutos)
- Faça com que os seus alunos discutam e reflitam sobre o processoc de teste de um programa para identificar e corrigir erros.
- Modifique o programa para fazer o meio de transporte seguir a rota mais curta a fim de que Kiko chegue mais rápido.
- Crie uma nova rota para ajudar KIko nos próximos dias.
- Faça perguntas como: Por que é importante testar um programacpara ter certeza de que ele funciona como planejado? Como você pode usar os resultados de seus testes para melhorar o programa?
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
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Avaliar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
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Dicas para o professor
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração).
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
1. Precisa de ajuda adicional
2. Consegue trabalhar de forma independente
3. Consegue ensinar os outros.
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.
- Amarelo: Acredito que consigo identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração).
- Azul: Consigo identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração).
- Verde: Consigo identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração) e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:
- Gostei quando você...
- Gostaria de saber mais sobre como você...
Dicas
Dicas de Programação
- Depois que seus alunos completarem o primeiro desafio, eles irão receber uma folha quadriculada para projetar os seus percursos e criar seus mapas.
- Seus alunos podem usar o mapa criado por eles e fazer experimentos com os Blocos de Programação disponíveis para modificar seus programas para seguir a rota da viagem.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Leia as instruções do Aplicativo SPIKETM LEGO® Education em voz alta para seus alunos;
- Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos.
Aumente a dificuldade:
○ Explorando novos e diferentes blocos de programação no programa
○ Criando rotas para o carro de outro grupo seguir