Suporte ao Professor
Preparar
Revise a aula Balsa do Rio no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: melhorar, modificar, programa, sequência, testar e atualizar.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de matemática. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
Material do Aluno
Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.
Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre criar uma sequência para concluir uma atividade.Converse com seus alunos sobre uma situação em que eles tiveram que seguir uma sequência para chegar a um destino, como a sala de aula ou um playground.
Faça perguntas como: Quando você quer ir de uma sala de aula para outra, como você chega lá? Como você sabe como chegar lá? - Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: enviar a balsa do rio para a Torre Spike.
- Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.
--
Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e teste o programa que envia a balsa do rio para a Torre Spike.
- Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:Modifique o programa para melhorar o passeio de balsa do rio.
Atualize a balsa do rio para a próxima viagem de Daniel. - Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
--
Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: Que etapas você seguiu para enviar a balsa do rio até a Torre Spike? O que você modificou para melhorar o passeio de balsa do rio?
--
Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Peça que seus alunos discutam e reflitam sobre o processo de criação de uma sequência para resolver um problema.
- Faça perguntas como: Por que ajuda dividir um problema em partes menores quando você está tentando resolvê-lo? Como você pode usar essas partes menores para criar uma sequência?
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
--
Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos no desenvolvimento de uma sequência para resolver um problema.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo desenvolver uma sequência para resolver um problema.
Azul: Consigo desenvolver uma sequência para resolver um problema.
Verde: Consigo desenvolver uma sequência para resolver um problema e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
Gostaria de saber mais sobre como você...
--
Dicas para o professor
Dicas de Programação
- Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
- Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.
Dica do Modelo
- Depois que seus alunos concluírem o segundo desafio, eles irão receber três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
- As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação enquanto eles fazem experimentos e alteram seus modelos.
- Não há instruções de construção para este desafio.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Lendo a história Balsa do Rio e as instruções do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
- Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos
Aumente a dificuldade:
- Explorando novos e diferentes blocos de programação no programa
- Adicionando a Luz à balsa do rio.
Extensão
- Peça aos seus alunos que criem um cronograma para a balsa do rio, incluindo horários de embarque e desembarque e tempo de viagem. Faça com que os alunos usem seus cronogramas para falar sobre quando pegar a balsa do rio.
Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.