Suporte ao Professor
Preparar
Revise a aula Carro da Caverna no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: caverna, escuridão, luz, sequência e experimentar.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
Material do Aluno
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Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre ajudar um amigo quando ele está com um problema.Converse com seus alunos sobre o que eles poderiam fazer por um amigo que precisa de ajuda para ver no escuro.
Faça perguntas como: O que você poderia fazer para ajudar um amigo a ver algo no escuro? Como você descreveria o que está fazendo para ajudar? - Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: ligar a luz do carro da caverna.
- Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.
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Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e experimente o programa que liga a luz do carro da caverna.
- Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir o próximo desafio no aplicativo:Altere o programa para a próxima viagem de Daniel.
- Você encontrará suporte para a programação na seção Dicas a seguir.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: Qual é o objetivo de Daniel na história? O que aconteceu com a luz depois que você fez um programa para ela?
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Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Peça que seus alunos conversem e reflitam enquanto descrevem o processo de criação de um programa para resolver um problema.
- Faça perguntas como: O que você esperava que acontecesse quando mudasse o programa para a luz? Sua luz fez o que você esperava? Como você descreveria o que fez para mudar a luz?
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em descrever a sequência de eventos de um programa e seu resultado.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo descrever a sequência de eventos de um programa e seu resultado.
Azul: Consigo descrever a sequência de eventos de um programa e seu resultado.
Verde: Consigo descrever a sequência de eventos de um programa e seu resultado e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
Gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Dicas de Programação
- Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
- Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Lendo a história Carro da Caverna e as instruções do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
- Encurtando a aula para incluir apenas o primeiro desafio
Aumente a dificuldade:
- Criando uma nova versão do carro da caverna
- Construindo o que Daniel encontra depois que ilumina a caverna
Extensão
- Peça que seus alunos escrevam um parágrafo informativo sobre as criaturas fictícias que moram na caverna. Instrua-os a descrever qual a aparência das criaturas, o que comem e o que fazem para se divertir.
Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.