Suporte ao Professor
Preparar
Revise a aula Acampamento da Casa na Árvore no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: acampamento, depuração, lua, telhado e casa na árvore.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
Material do Aluno
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Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre ter que fazer uma alteração para poder fazer outra coisa.Converse com seus alunos sobre querer ver o pôr do sol enquanto está na sala de aula, mas não conseguir.
Faça perguntas como: O que você poderia mudar para conseguir ver o pôr do sol enquanto está na sala de aula? O que você poderia mover ou remover para ajudá-lo a ver o pôr do sol? - Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: abrir o telhado da casa na árvore.
- Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.
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Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e experimente o programa que abre o telhado da casa na árvore.
Observação: O primeiro programa que seus alunos irão criar não será bem-sucedido. Eles serão solicitados a corrigir (depurar) o programa usando um Bloco de Motor funcionando na direção oposta. - Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir o próximo desafio no aplicativo:Altere a casa na árvore para a próxima aventura de acampamento de Sofie.
- Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: Como você ajudou Sofie a ver a lua? Como você fez o telhado da casa na árvore se mover?
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Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Peça que seus alunos conversem e reflitam sobre a importância de corrigir (depuração) erros em um programa.
- Faça perguntas como: Por que é importante ter certeza de que seu programa funciona corretamente? O que você pode fazer se o seu programa não estiver funcionando do jeito que você quer?
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em testar seus programas e corrigir os erros que encontrarem.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo testar meu programa e corrigir os erros que encontro.
Azul: Consigo testar meu programa e corrigir os erros que encontro.
Verde: Consigo testar meu programa e corrigir os erros que encontro e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
Gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Dicas de Programação
- Para depurar com sucesso os programas, seus alunos precisarão substituir o Bloco de Motor.Mudar a direção do motor permitirá que o telhado da casa na árvore abra.
Dica do Modelo
- Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
- As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação dos alunos enquanto experimentam e alteram seus modelos.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Lendo a história Acampamento da Casa na Árvore e as instruções do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
- Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos
Aumente a dificuldade:
- Incluindo o Bloco de Ciclo no programa para automatizar como o telhado abre e fecha
- Usando o Sensor de Cor para alterar a forma como o telhado da casa na árvore é ativado
Extensão
- Peça aos seus alunos que escrevam uma descrição da casa na árvore de Sofie, desenhem uma foto da casa e indiquem suas partes.
Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.