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SE-005

SPIKE Essential

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30-45 min

1 ao 2 ano

Iniciante

Busca Subaquática

Maria está curiosa para explorar a vida submarina. Como ela faz para colocar o submarino dentro e fora da água?

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Entender que uma ação pode ser repetida
Desenvolver programas que utilizem ciclos simples (repetições) para resolver um problema
Praticar ajudando um personagem da história
Participar de conversas colaborativas

Preparar

Revise a aula Busca Subaquática no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: ciclo, submarino, tartaruga e subaquático.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.

Material do Aluno

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

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Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Promova uma discussão rápida sobre um momento em que seus alunos tiveram que realizar uma ação repetidamente para concluir uma tarefa.Converse com seus alunos sobre como eles precisam mover seus corpos para nadar.
    Faça perguntas como: O que seus braços e pernas fazem quando você está nadando? O que mais você precisa fazer para manter seu corpo se movendo na água?
  • Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: fazer o submarino se mover.
  • Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.

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Explorar

(Pequenos grupos, 30 minutos)

  • Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e experimente o programa que move o submarino.
  • Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir o próximo desafio no aplicativo:Altere o submarino para a próxima viagem de Maria.
  • Você pode encontrar ajuda para a construção na seção Dicas a seguir.

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Explicar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
  • Faça perguntas como: Como o submarino se moveu? Como você fez o submarino repetir o movimento?

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Elaborar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Peça que seus alunos conversem e reflitam sobre formas de usar ciclos ou um programa com movimento repetido.
  • Faça perguntas como: Como você acha que programar o submarino usando um ciclo facilitou a visita de Maria às tartarugas? Por que você acredita que foi útil programar o submarino usando um ciclo?
  • Peça que os alunos organizem suas mesas.

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Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

  • Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.

Lista de Verificação de Observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos ao descrever como uma ação pode ser repetida para concluir uma tarefa.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Consegue trabalhar de forma independente
    Consegue ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo descrever como uma ação pode ser repetida para concluir uma tarefa.
    Azul: Consigo descrever como uma ação pode ser repetida para concluir uma tarefa.
    Verde: Consigo descrever como uma ação pode ser repetida para concluir uma tarefa e também consigo ajudar um colega a fazê-lo.

Avaliação por Pares

  • Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
  • Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
    Gostaria de saber mais sobre como você...

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Dicas para o professor

Dica do Modelo

  • Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
  • As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação dos alunos enquanto experimentam e alteram seus modelos.

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Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Lendo a história Busca Subaquática e as instruções do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
  • Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos

Aumente a dificuldade:

  • Adicionando a Luz ao modelo e a incluindo no programa
  • Clicando em Mostrar a Paleta Completa no aplicativo para utilizar mais Blocos de Programação

Extensão

  • Peça que seus alunos pesquisem e escrevam um pequeno parágrafo sobre por que eles acham que é importante cuidar da vida selvagem, como as tartarugas.

Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.

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