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SE-007

SPIKE Essential

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30-45 min

1 ao 2 ano

Iniciante

Alarme Animal

Leo não quer perder nenhum dos animais que passem pelo acampamento enquanto ele dorme. Como o alarme animal pode ajudá-lo?

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Identificar causa e efeito
Desenvolver um programa para resolver um problema
Praticar ajudando um personagem da história
Participar de conversas colaborativas

Preparar

Revise a aula Alarme Animal no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: alarme, causa, Sensor de Cor, criatura, efeito e reação.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.

Material do Aluno

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

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Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Promova uma discussão rápida sobre causa e efeito.Converse com seus alunos sobre o que acontece quando um alarme (por exemplo, alarme de incêndio, despertador, alerta de celular) dispara.
    Faça perguntas como: O que aconteceria se você ouvisse um alarme tocando? O que você iria pensar que estava acontecendo?
  • Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: ativando o alarme animal.
  • Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.

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Explorar

(Pequenos grupos, 30 minutos)

  • Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e experimente o programa que liga o alarme quando uma criatura azul passa pelo Sensor de Cor.
  • Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir o próximo desafio no aplicativo:Altere o programa para reagir quando uma criatura vermelha passar.
  • Você encontrará suporte para a programação na seção Dicas a seguir.

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Explicar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
  • Faça perguntas como: O que aconteceu quando uma criatura azul passou pelo alarme? De que forma você alterou o alarme para reagir quando uma criatura vermelha passasse?

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Elaborar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Peça que seus alunos conversem e reflitam sobre causa e efeito.
  • Faça perguntas como: Onde você vê causa e efeito acontecendo ao seu redor? Por que é importante prever causa e efeito?
  • Peça que os alunos organizem suas mesas.

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Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

  • Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.

Lista de Verificação de Observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos na identificação de causa e efeito.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Consegue trabalhar de forma independente
    Consegue ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo identificar causa e efeito.
    Azul: Consigo identificar causa e efeito.
    Verde: Consigo identificar causa e efeito e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.

Avaliação por Pares

  • Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
  • Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
    Gostaria de saber mais sobre como você...

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Dicas para o professor

Dicas de Programação

  • Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
  • Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.

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Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Lendo a história Alarme Animal e as instruções do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
  • Encurtando a aula para incluir apenas o primeiro desafio

Aumente a dificuldade:

  • Mudando o alarme para reagir de forma diferente quando uma criatura amarela ou verde passar pelo Sensor de Cor
  • Clicando em Mostrar a Paleta Completa no aplicativo para utilizar mais Blocos de Programação

Extensão

  • Peça que seus alunos pesquisem e escrevam sobre diferentes animais noturnos que poderiam passar pelo acampamento de Leo.

Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.

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