Suporte ao Professor
Preparar
OBSERVAÇÃO: Esta aula se estenderá por duas sessões de aula de 45 minutos.
Revise a aula Jogos Criativos de Festejos no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
PARTE A (45 minutos)
Material do Aluno
Planilha do Aluno
Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.
Envolver
(Toda a classe, 10 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre como projetar um novo jogo para um festejo da escola.Converse com seus alunos sobre a criação de um jogo que mostre transferência de energia.
Faça perguntas como: Que tipos de jogos mostram transferência de energia? Como é a transferência de energia? - Apresente seus alunos à equipe e ao desafio: fazer brainstorm de um novo jogo de festejos.
- Distribua um conjunto de blocos, quaisquer materiais de brainstorm adicionais e um dispositivo para cada grupo.
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Explorar
(Pequenos grupos, 25 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie um novo jogo de festejos. Use pelo menos um motor ou sensor (ou seja, Sensor de Cor ou Luz)
- Seus alunos podem usar os blocos LEGO juntamente com materiais adicionais para brainstorm. Incentive-os a encontrar múltiplas soluções.
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Explicar
(Toda a classe, 10 minutos)
- Reúna seus alunos e promova uma sessão de compartilhamento em que eles apresentam suas ideias iniciais e fornecem feedbacks e sugestões aos seus pares.
PARTE B (45 minutos)
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Elaborar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos construam, programem e testem os protótipos e ideias que eles criaram durante a sessão de brainstorm na Parte A desta aula.
- Lembre-os de usar pelo menos um motor ou sensor.
- Incentive-os a testar e refinar seus modelos e programas ao longo de 2-3 iterações.
- Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
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Avaliar
(Toda a classe, 15 minutos)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em aplicar seus conhecimentos existentes sobre transferência de energia e colisão para concluir a tarefa dada.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo projetar, construir e programar uma solução.
Azul: Consigo projetar, construir e programar uma solução.
Verde: Consigo projetar, construir e programar uma solução e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
Gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Dicas de Programação
- Não há instruções de programação ou Blocos de Programação para Inspiração para esta aula.Incentive seus alunos a fazer experimentos e encontrar suas próprias soluções.
Dica do Modelo
- Não há instruções de construção ou Imagens de Inspiração para esta aula.Incentive seus alunos a criar seus próprios modelos.
Se precisarem de orientação adicional, direcione-os para as instruções de construção das aulas anteriores nesta unidade. - Não há modelo certo ou errado para esta aula.Seus alunos podem criar modelos inteiramente novos, encontrar inspiração nos modelos de aulas anteriores ou simplesmente recriar modelos de aulas anteriores.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Trabalhando juntos para fazer brainstorm de novas ideias para um jogo
- Fornecendo aos seus alunos as instruções de construção de aulas anteriores para usarem como inspiração para seus novos jogos de festejos
Aumente a dificuldade:
- Usando dois motores ou sensores
- Criando dois programas únicos para que o jogo tenha uma versão simples e outra mais difícil
Extensão
- Peça que seus alunos escrevam descrições de seus jogos de festejos, indicando claramente onde ocorre a transferência de energia, como ela ocorre e como a colisão impacta o jogo.
Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 90 minutos.