Suporte ao Professor
Preparar
Preparar
Revise a aula Pinball Júnior no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: bumper, flipper, obstáculo, previsível, transferência e imprevisível.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
Material do Aluno
Planilha do Aluno
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Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre conversão de energia.Fale com seus alunos sobre um pião.
Faça perguntas como: Que tipo de energia um pião tem antes de começar a girar? E enquanto gira? Como essa energia pode ser convertida de uma forma para outra? - Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: dar partida no jogo de pinball júnior.
- Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.
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Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e teste o programa que dá partida no jogo de pinball júnior.
- Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:Modifique o programa para tornar o jogo de pinball júnior mais imprevisível.
Aprimore o jogo de pinball júnior adicionando diferentes obstáculos. - Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: Que refinamentos você fez para mudar como ou quando o jogo converteu energia potencial em energia cinética? Como os diferentes obstáculos impactaram a conversão de energia?
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Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Peça que seus alunos discutam e reflitam sobre o processo de refinação de suas soluções para converter um tipo de energia em outra.
- Faça perguntas como: Como o tipo de obstáculo afetou a energia da bola? Como você poderia projetar um obstáculo para tornar visível a conversão de energia?
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em refinar uma solução que converte energia de uma forma para outra.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo refinar uma solução que converte energia de uma forma para outra.
Azul: Consigo refinar uma solução que converte energia de uma forma para outra.
Verde: Consigo refinar uma solução que converte energia de uma forma para outra e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
Gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Dicas de Programação
- Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
- Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.
Dica do Modelo
- Depois que seus alunos concluírem o segundo desafio, eles irão receber três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
- As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação enquanto eles fazem experimentos e alteram seus modelos.
Diferenciar
Diferenciação
Simplifique esta aula:
- Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos
- Limitando o número de obstáculos para criar e testar
Aumente a dificuldade:
- Incluindo outro motor ou sensor no jogo
- Explorando novos e diferentes blocos de programação no programa
Extensão
- Peça que seus alunos pesquisem as regras do pinball e escrevam as regras para seus próprios jogos de pinball júnior, incluindo como marcar pontos e vencer.
Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.