top of page

SE-012

SPIKE Essential

Image-empty-state.png

60-90 min

1 ao 2 ano

Iniciante

A Grande Aventura no Deserto

É hora de mais uma aventura incrível. Ajude a equipe a chegar às pirâmides!

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Aplicar habilidades de pensamento computacional para resolver um determinado problema
Identificar os personagens principais e o problema na história
Participar de conversas colaborativas para solucionar o problema

Preparar

(OBSERVAÇÃO: Esta aula se estenderá por duas sessões de aula de 45 minutos.)
Revise a aula Grande Aventura no Deserto no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: brainstorm, deserto, pirâmide, imaginar e maravilha.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.

PARTE A (45 minutos)

Material do Aluno

Planilha do Aluno

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

Image-empty-state.png

Envolver

(Toda a classe, 10 minutos)

  • Promova uma discussão rápida sobre brainstorm e tomada de decisões.Converse com seus alunos sobre formas de encontrar uma variedade de soluções para resolver um problema em sua sala de aula.
    Faça perguntas como: Por que você deveria pensar em um monte de ideias ao tentar resolver um problema? Por que você deveria tentar ideias diferentes?
  • Apresente seus alunos à equipe e ao desafio: brainstorm de como a equipe chegará às pirâmides.
  • Distribua um conjunto de blocos, quaisquer materiais adicionais de brainstorm e um dispositivo para cada grupo.

--

Image-empty-state.png

Explorar

(Pequenos grupos, 25 minutos)

  • Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie uma forma para que a equipe chegue às pirâmides. Use pelo menos um motor ou sensor (ou seja, Sensor de Cor ou Luz).
  • Seus alunos podem usar os blocos LEGO juntamente com materiais adicionais para brainstorm. Incentive-os a encontrar múltiplas soluções.

--

Image-empty-state.png

Explicar

(Toda a classe, 10 minutos)

  • Reúna seus alunos e promova uma sessão de compartilhamento em que eles apresentam suas ideias iniciais e fornecem feedbacks e sugestões aos seus pares.

PARTE B (45 minutos)

--

Image-empty-state.png

Elaborar

(Pequenos grupos, 30 minutos)

  • Peça que seus alunos construam, programem e testem os protótipos e ideias que eles criaram durante a sessão de brainstorm na Parte A desta aula.
  • Lembre-os de usar pelo menos um motor ou sensor.
  • Incentive-os a testar e refinar seus modelos e programas ao longo de 2-3 iterações.
  • Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.

--

Avaliar

(Toda a classe, 15 minutos)

  • Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
  • Peça que os alunos organizem suas mesas.

Lista de Verificação de Observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos na aplicação de suas habilidades de pensamento computacional para concluir a tarefa dada.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Consegue trabalhar de forma independente
    Consegue ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo projetar, construir e programar uma solução.
    Azul: Consigo projetar, construir e programar uma solução.
    Verde: Consigo projetar, construir e programar uma solução e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.

Avaliação por Pares

  • Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
  • Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
    Gostaria de saber mais sobre como você...

--

Dicas para o professor

Dicas de Programação

  • Não há instruções de programação ou Blocos de Programação para Inspiração para esta aula.Incentive seus alunos a experimentar e encontrar suas próprias soluções.

Dica do Modelo

  • Não há instruções de construção ou Imagens de Inspiração para esta aula.Incentive seus alunos a criar seus próprios modelos.
    Se precisarem de orientação adicional, direcione-os para as instruções de construção das aulas anteriores nesta unidade.
  • Não há modelo certo ou errado para esta aula.Seus alunos podem criar modelos inteiramente novos, encontrar inspiração nos modelos de aulas anteriores ou simplesmente recriar modelos de aulas anteriores.

Diferenciar

Diferenciação

Simplifique esta aula:

  • Lendo a história Grande Aventura no Deserto do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
  • Fornecendo aos seus alunos as instruções de construção de aulas anteriores para usarem como inspiração para sua nova maneira de chegar às pirâmides

Aumente a dificuldade:

  • Usando dois motores ou sensores
  • Criando dois programas únicos, resultando em duas experiências de viagem diferentes usando o mesmo modelo

Extensão

  • Peça que seus alunos escrevam uma história sobre por que a equipe decidiu visitar as pirâmides, como eles chegaram lá e o que viram quando chegaram.

Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 90 minutos.

bottom of page