Suporte ao Professor
Preparar
Revise a aula Evite a Borda no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: impacto, energia cinética e alvo.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de matemática. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
Material do Aluno
Planilha do Aluno
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Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre a mudança de energia a partir da energia potencial (armazenada) para a energia cinética (movimento).Converse com seus alunos sobre o que acontece com a energia de uma bola logo antes de ser colocada em movimento.
Faça perguntas como: Que tipo de energia a bola tinha antes de ser colocada em movimento? Que tipo de energia ela teve depois? - Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: fazer a bola parar no alvo para ganhar o jogo.
- Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.
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Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e teste o programa que faz a bola parar no alvo.
- Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:Modifique o programa para melhorar o jogo.
Aprimore o bastão e veja como ele impacta o jogo. - Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: Como você programou o jogo para ter certeza que a bola parou no alvo? Como a mudança do bastão afetou o jogo e a energia da bola?
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Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Faça com que seus alunos discutam e reflitam sobre formas de impactar a energia da bola.
- Faça perguntas como: *Como mudar o tamanho de um objeto afeta sua conversão de um tipo de energia para outra? Como mudar a textura de um objeto afeta sua conversão de um tipo de energia para outra? *
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em explicar como a energia é convertida de uma forma para outra.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo explicar como a energia é convertida de uma forma para outra.
Azul: Consigo explicar como a energia é convertida de uma forma para outra.
Verde: Consigo explicar como a energia é convertida de uma forma para outra e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
Gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Dicas de Programação
- Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
- Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.
Dica do Modelo
- Depois que seus alunos concluírem o segundo desafio, eles irão receber três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
- As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação enquanto eles fazem experimentos e alteram seus modelos.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos
- Fazendo experimentos com programação ou construção
Aumente a dificuldade:
- Alterando o percurso da bola
- Mudando a colocação do gol
Extensão
- À medida que seus alunos brincam com o jogo Evitar a Borda, peça para que eles meçam e registrem o comprimento de cada teste com os bastões escolhidos. Peça a eles para registrar suas medições em uma tabela de duas colunas.
Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.