Suporte ao Professor
Preparar
Revise a aula Labi-lhoso no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: capaz, evidência, obstáculos, registro, inclinar e transferir.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de matemática. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
Material do Aluno
Planilha do Aluno
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Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre como a energia pode ser transferida de um objeto para outro.Converse com seus alunos sobre o que acontece quando dois objetos colidem entre si.
Faça perguntas como: Quando dois objetos colidem, o que acontece com a energia deles? Como você sabe que a energia está sendo transferida? - Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: contar o número de inclinações necessárias para completar o labirinto.
- Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.
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Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e teste o programa que conta o número de inclinações necessárias para completar o labirinto.
- Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:Modifique o programa para fazer o labirinto realizar algo diferente quando estiver inclinado.
Aprimore o labirinto adicionando diferentes obstáculos. - Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: Quantas inclinações foram necessárias para a bola chegar ao gol? Como a energia da bola mudou quando interagiu com um obstáculo ou com a parede do labirinto? Como isso ficou visível no movimento da bola?
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Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Peça que seus alunos discutam e reflitam sobre suas observações de energia sendo transferidas de um lugar para outro.
- Faça perguntas como: Onde você viu interações que afetaram a energia da bola no labirinto? O que mais você poderia ver ou ouvir que indicaria que a energia estava sendo transferida?
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em explicar como o movimento pode ser um sinal de que a energia está sendo transferida.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo explicar como o movimento pode ser um sinal de energia sendo transferida.
Azul: Consigo explicar como o movimento pode ser um sinal de energia sendo transferida.
Verde: Consigo explicar como o movimento pode ser um sinal de energia sendo transferida e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
Gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Dicas de Programação
- Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
- Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.
Dica do Modelo
- Depois que seus alunos concluírem o segundo desafio, eles irão receber três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
- As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação enquanto eles fazem experimentos e alteram seus modelos.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Limitando o número de obstáculos no labirinto
- Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos
- Fazendo experimentos com programação ou construção
Aumente a dificuldade:
- Criando um programa diferente que coleta dados quando o labirinto é inclinado de forma diferente (por exemplo, esquerda, direita, para frente, para trás)
- Explorando novos e diferentes blocos de programação no programa
Extensão
- Usando as informações coletadas do Bloco com Gráfico de Barras, peça aos seus alunos que escrevam um parágrafo comparando seus resultados com os resultados de outro grupo. Peça a eles para usar as afirmações maior que, menor que e igual a.
Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.