top of page

SE-015

SPIKE Essential

Image-empty-state.png

30-45 min

1 ao 2 ano

Iniciante

Passeio pelo Ártico

Leo está a caminho de uma aventura no Ártico para ver ursos polares. Como ele pode usar sua moto de neve para chegar lá?

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Usar o vocabulário direcional para descrever uma sequência
Dividir um problema em partes menores
Praticar ajudando um personagem da história
Participar de conversas colaborativas

Preparar

Revise a aula Passeio pelo Ártico no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: Ártico, para trás, para frente, esquerda, direita e moto de neve.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.

Material do Aluno

Planilha do Aluno

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

Image-empty-state.png

Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Promova uma discussão rápida sobre seguir direções para chegar a algum lugar, como um playground.Converse com seus alunos sobre o uso do vocabulário direcional, como esquerda, direita, para frente e para trás.
    Faça perguntas como: Como você perguntaria a um amigo como chegar ao playground? Que palavras você usaria?
  • Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: fazer a moto de neve andar.
  • Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.

--

Image-empty-state.png

Explorar

(Pequenos grupos, 30 minutos)

  • Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e experimente o programa que faz a moto de neve andar.
  • Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:Altere o programa para a próxima viagem de Leo. Não se esqueça de assegurar que ele conseguirá chegar em casa!
  • Você encontrará suporte para a programação na seção Dicas a seguir.

--

Image-empty-state.png

Explicar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
  • Faça perguntas como: Para onde Leo foi em sua aventura? Como a moto de neve conseguiu levá-lo até lá?

--

Image-empty-state.png

Elaborar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Peça que seus alunos conversem e reflitam sobre como descrever uma sequência.
  • Faça perguntas como: Por que é importante usar palavras como “esquerda, direita, para frente e para trás” ao dar direções? Por que é importante ser capaz de dar direções a um amigo?
  • Peça que os alunos organizem suas mesas.

--

Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

  • Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.

Lista de Verificação de Observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos em descrever para onde o modelo vai e como ele consegue chegar lá.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Consegue trabalhar de forma independente
    Consegue ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo descrever onde meu modelo precisa ir e como ele consegue chegar lá.
    Azul: Consigo descrever onde meu modelo precisa ir e como ele consegue chegar lá.
    Verde: Consigo descrever onde meu modelo precisa ir e como ele consegue chegar lá e também consigo ajudar um colega a fazer o mesmo.

Avaliação por Pares

  • Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
  • Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
    Gostaria de saber mais sobre como você...

--

Dicas para o professor

Dicas de Programação

  • Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles receberão um mapa.
  • Seus alunos podem usar o mapa e fazer experimentos com os Blocos de Programação disponíveis para modificar seus programas para seguir a rota da viagem.

Diferenciar

Diferenciação

Simplifique esta aula:

  • Lendo a história Passeio pelo Ártico e as instruções do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
  • Encurtando a aula para incluir apenas o primeiro desafio

Aumente a dificuldade:

  • Criando um mapa que seus pares consigam usar para a próxima aventura de Leo
  • Clicando em Mostrar a Paleta Completa no aplicativo para utilizar mais Blocos de Programação

Extensão

  • Peça que seus alunos participem de um projeto compartilhado de pesquisa e escrita para criar um folheto de instruções sobre como explorar o Ártico.

Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.

Nós seguimos uma rígida Política de Privacidade e Cookies, clique aqui para conhecer. Você pode retirar seus dados, clique aqui.

© Positivo Tecnologia S.A., Distribuidora Nacional LEGO® Education. Todos os direitos reservados. Fotos meramente ilustrativas.

LEGO and the LEGO logo are trademarks of the LEGO Group. ©2021 The LEGO Group. Used with permission.

Fale conosco

WhatsApp | atendimento@educacional.com.br | Telefone: 41 3405-4551

bottom of page