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Suporte ao Professor
Preparar
Revise a aula Roda Gigante Giratória no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de matemática. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
Material do Aluno
Planilha do Aluno
Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.
Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre a modificação de uma solução para fazê-la funcionar corretamente.Converse com seus alunos sobre o que acontece quando algo não está funcionando como deveria.
Faça perguntas como: Se a montanha-russa está se movendo lentamente e não tem potência para subir suas inclinações íngremes, o que você poderia fazer para aprimorá-la e corrigi-la? O que você teria que pensar para fazer melhorias? - Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: dar partida na Roda Gigante.
- Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.
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Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e teste o programa que dá partida na Roda Gigante.
- Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:Altere o programa para melhorar a Roda Gigante.
Melhore a Roda Gigante para a equipe. - Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: Como você fez a Roda Gigante parar depois de um quarto de volta para ter certeza que a equipe poderia entrar e sair? Como você aprimorou a Roda Gigante?
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Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Peça aos seus alunos que conversem e reflitam sobre como eles modificam as soluções para corrigi-las.
- Faça perguntas como: O que você pensa quando está tentando fazer modificações para corrigir uma solução? Como você pode afirmar que sua ideia vai funcionar?
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em modificar uma solução para corrigi-la.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo modificar uma solução para corrigi-la.
Azul: Consigo modificar uma solução para corrigi-la.
Verde: Consigo modificar uma solução para corrigi-la e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
Gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Dicas de Programação
- Para depurar com sucesso os programas, seus alunos terão que adicionar um Bloco de Espera.Adicionar um Bloco de Espera permitirá que a Roda Gigante pare o suficiente para a equipe entrar e sair.
- Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
- Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.
Dica do Modelo
- Depois que seus alunos concluírem o segundo desafio, eles terão três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
- As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação dos alunos enquanto experimentam e alteram seus modelos.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Encurtando a aula para incluir apenas o primeiro desafio
- Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos
Aumente a dificuldade:
- Explorando novos e diferentes Blocos de Programação no programa
- Programando a Luz para piscar como contagem regressiva antes do início da Roda Gigante
Extensão
- Peça que seus alunos pratiquem o particionamento da Roda Gigante em círculos de partes iguais e desiguais. Oriente-os a registrar seus dados e recriar os ângulos usando diferentes materiais.
Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.
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