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SE-018

SPIKE Essential

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30-45 min

3 ao 5 ano

Iniciante

Diversão no Boliche

Divirta-se com o jogo de boliche de Daniel! Você consegue fazer um strike?

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Prever resultados das alterações de energia que ocorrem quando objetos colidem
Observar e descrever a relação entre energia e força
Envolver-se efetivamente em uma série de discussões colaborativas

Preparar

Revise a aula Diversão no Boliche no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: força, modificar, energia potencial e rampa.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.

Material do Aluno

Planilha do Aluno

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

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Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Promova uma discussão rápida sobre os resultados das alterações de energia que ocorrem quando os objetos colidem.Converse com seus alunos sobre o que acontece quando dois ou mais objetos colidem (por exemplo, no boliche, beisebol, golfe).
    Faça perguntas como: O que você verá quando dois objetos colidirem? O que você acha que acontece com a energia dos objetos quando eles colidem?
  • Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: fazer um strike no boliche.
  • Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.

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Explorar

(Pequenos grupos, 30 minutos)

  • Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e teste o programa para fazer um strike.
  • Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:Modifique o programa para melhorar o jogo de boliche.
    Atualize o jogo de boliche para derrubar diferentes tipos de pinos.
  • Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.

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Explicar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
  • Faça perguntas como: Como você fez um strike? Como a energia da bola impactou os pinos de boliche?

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Elaborar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Peça que seus alunos discutam e reflitam sobre as alterações de energia que ocorrem quando os objetos colidem.
  • Faça perguntas como: Como você sabe que dois objetos colidiram? Por que a velocidade de um objeto afeta o que acontece quando dois objetos colidem?
  • Peça que os alunos organizem suas mesas.

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Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

  • Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.

Lista de Verificação de Observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos em prever os resultados das alterações de energia que ocorrem quando os objetos colidem.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Consegue trabalhar de forma independente
    Consegue ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo descrever como a energia muda quando objetos colidem.
    Azul: Consigo descrever como a energia muda quando objetos colidem.
    Verde: Consigo descrever como a energia muda quando objetos colidem e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.

Avaliação por Pares

  • Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
  • Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
    Gostaria de saber mais sobre como você...

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Dicas para o professor

Dicas de Programação

  • Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
  • Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.

Dica de Programação 1

Dica de Programação 2

Dica de Programação 3

 

Dica do Modelo

  • Depois que seus alunos concluírem o segundo desafio, eles irão receber três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
  • As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação enquanto eles fazem experimentos e alteram seus modelos.

Dica Modelo 1

Dica Modelo 2

Dica Modelo 3

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos
  • Fazendo experimentos com programação ou construção

Aumente a dificuldade:

  • Usando o Sensor de Cor para iniciar o programa para a rampa de boliche
  • Adicionando obstáculos extras que poderiam afetar a energia da bola antes de atingir os pinos

Extensão

  • Faça com que seus alunos realizem um breve projeto de pesquisa sobre acessibilidade em espaços públicos e como os objetos podem ser modificados para tornar o espaço acessível a todos.

Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.

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