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SE-027

SPIKE Essential

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30-45 min

3 ao 5 ano

Iniciante

Ônibus Grande

Hoje vai ser um dia incrível! Ajude Daniel a ir ao estádio para ver o grande jogo.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Melhorar um programa para atender a uma necessidade específica
Testar e avaliar soluções para determinar se elas atendem a uma necessidade específica
Recontar uma experiência usando fatos relevantes e detalhes descritivos

Preparar

Preparar
Revise a aula Ônibus Grande no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.

Material do Aluno

Planilha do Aluno

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

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Envolver

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Promova uma discussão rápida sobre fazer melhorias para fazer algo funcionar melhor.Converse com seus alunos sobre como os ônibus param em diferentes pontos de ônibus.
    Faça perguntas como: Como o ônibus sabe onde parar? O que acontece se as pessoas estiverem esperando no ponto de ônibus? O que acontece se ninguém estiver esperando?
  • Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: fazer o ônibus parar na parada verde.
  • Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.

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Explorar

(Pequenos grupos, 30 minutos)

  • Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e teste o programa que faz o ônibus parar para Daniel na parada verde.
  • Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:Modifique o programa para alterar a viagem de ônibus.
    Atualize a rota de ônibus para parar em diferentes paradas.
  • Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.

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Explicar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
  • Faça perguntas como: O que você queria incluir em seu programa para garantir que ele atendesse às necessidades de Daniel? Qual foi a parte mais desafiadora de tentar fazer o ônibus parar na parada apropriada?

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Elaborar

(Toda a classe, 5 minutos)

  • Faça com que seus alunos discutam e reflitam sobre a melhoria de um programa para atender a uma necessidade específica.
  • Faça perguntas como: Por que você acha que é importante acomodar necessidades específicas em sua programação? Como você se sente quando algo que você precisa está incluído?
  • Peça que os alunos organizem suas mesas.

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Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

  • Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.

Lista de Verificação de Observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos em melhorar um programa para atender a uma necessidade específica.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Consegue trabalhar de forma independente
    Consegue ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo melhorar um programa para atender a uma necessidade específica.
    Azul: Consigo melhorar um programa para atender a uma necessidade específica.
    Verde: Consigo melhorar um programa para atender a uma necessidade específica e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.

Avaliação por Pares

  • Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
  • Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
    Gostaria de saber mais sobre como você...

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Dicas para o professor

Dicas de Programação

  • Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
  • Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.

Dica de Programação 1

Dica de Programação 2

Dica de Programação 3

 

Dica do Modelo

  • Depois que seus alunos concluírem o segundo desafio, eles irão receber três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
  • As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação enquanto eles fazem experimentos e alteram seus modelos.

Dica Modelo

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Lendo a história Ônibus Grande e as instruções do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
  • Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos

Aumente a dificuldade:

  • Explorando novos e diferentes blocos de programação no programa
  • Adicionando três paradas de ônibus de cores diferentes à rota do ônibus

Extensão

  • Peça que seus alunos escrevam um panfleto explicando por que é importante que os espaços públicos (por exemplo, prédios, ônibus, escolas) sejam acessíveis para todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência.

Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.

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