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Suporte ao Professor
Preparar
Revise a aula Playground de Alta Tecnologia no
Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
Material do Aluno
Planilha do Aluno
Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.
Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre como fazer alterações e melhorias em um objeto cotidiano.Converse com seus alunos sobre alguns objetos da sua escola que eles gostariam de melhorar.
Faça perguntas como: Que objeto da nossa escola você gostaria de melhorar? O que você mudaria nele? - Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: balançar na gangorra.
- Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.
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Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e teste o programa que balança a gangorra.
- Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:Modifique o programa para tornar a gangorra mais empolgante.
Projete sua própria gangorra aprimorada. - Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: Como você programou a gangorra para torná-la de alta tecnologia? Como suas alterações tornaram a gangorra mais divertida para Maria?
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Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Peça que seus alunos discutam e reflitam sobre formas de usar o processo de design para melhorar um objeto existente.
- Faça perguntas como: O que acontece quando você tenta melhorar algo, mas sua primeira ideia não funciona? Como você pode ajustar sua ideia para torná-la bem-sucedida?
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em usar o processo de design para melhorar um objeto existente.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo usar o processo de design para melhorar um objeto existente.
Azul: Consigo usar o processo de design para melhorar um objeto existente.
Verde: Consigo usar o processo de design para melhorar um objeto existente e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
Gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Dicas de Programação
- Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
- Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.
Dica do Modelo
- Depois que seus alunos concluírem o segundo desafio, eles irão receber três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
- As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação enquanto eles fazem experimentos e personalizam seus modelos.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a personalizar seus modelos
- Fazendo experimentos com programação ou construção
Aumente a dificuldade:
- Fazendo com que seus alunos entrevistem uns aos outros sobre as características que eles gostariam que uma gangorra tivesse, em seguida, projetem uma que atenda a essas especificações
- Explorando novos e diferentes blocos de programação no programa
Extensão
- Peça aos seus alunos que escrevam um artigo de opinião sobre se deve haver um playground na escola deles. Certifique-se de que eles forneçam um argumento claro apoiado por fatos e detalhes.
Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.
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