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SE-033

SPIKE Essential

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60-90 min

3 ao 5 ano

Iniciante

Passeio pela Cidade

A equipe está indo para o Castelo Spike! Como você pode ajudá-los a chegar lá?

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Aplicar o pensamento computacional para resolver um problema
Recontar eventos usando detalhes relevantes, expressando claramente seus sentimentos e ideias

Preparar

OBSERVAÇÃO: Esta aula se estenderá por duas sessões de aula de 45 minutos.

Revise a aula Passeio pela Cidade no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de linguagem. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
PARTE A (45 minutos)

Material do Aluno

Planilha do Aluno

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

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Envolver

(Toda a classe, 10 minutos)

  • Promova uma discussão rápida sobre diferentes meios de transporte.Converse com seus alunos sobre os meios de transporte que eles construíram e programaram nas aulas anteriores.
    Faça perguntas como: Que outros meios de transporte poderiam ser usados para se locomover por uma cidade?
  • Apresente seus alunos à equipe e ao desafio: fazer brainstorm de diferentes maneiras de chegar ao Castelo Spike.
  • Distribua um conjunto de blocos, quaisquer materiais de brainstorm adicionais e um dispositivo para cada grupo.

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Explorar

(Pequenos grupos, 25 minutos)

  • Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie uma maneira de a equipe chegar ao Castelo Spike. Use pelo menos um motor ou sensor (ou seja, Sensor de Cor ou Luz).
  • Seus alunos podem usar os blocos LEGO juntamente com materiais adicionais para brainstorm. Incentive-os a encontrar múltiplas soluções.

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Explicar

(Toda a classe, 10 minutos)

  • Reúna seus alunos e promova uma sessão de compartilhamento em que eles apresentam suas ideias iniciais e fornecem feedbacks e sugestões aos seus colegas.

PARTE B (45 minutos)

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Elaborar

(Pequenos grupos, 30 minutos)

  • Peça que seus alunos construam, programem e testem os protótipos e ideias que eles criaram durante a sessão de brainstorm na Parte A desta aula.
  • Lembre-os de usar pelo menos um motor ou sensor.
  • Incentive-os a testar e refinar seus modelos e programas ao longo de 2-3 iterações.
  • Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.

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Avaliar

(Toda a classe, 15 minutos)

  • Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
  • Peça que os alunos organizem suas mesas.

Lista de Verificação de Observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos na aplicação de suas habilidades de pensamento computacional para concluir a tarefa dada.
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
    Consegue trabalhar de forma independente
    Consegue ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo projetar, construir e programar uma solução.
    Azul: Consigo projetar, construir e programar uma solução.
    Verde: Consigo projetar, construir e programar uma solução e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.

Avaliação por Pares

  • Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
  • Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
    Gostaria de saber mais sobre como você...

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Dicas para o professor

Dicas de Programação

  • Não há instruções de programação ou Blocos de Programação para Inspiração para esta aula.Incentive seus alunos a fazer experimentos e encontrar suas próprias soluções.

Dica do Modelo

  • Não há instruções de construção ou Imagens de Inspiração para esta aula.Incentive seus alunos a criar seus próprios modelos.
    Se precisarem de orientação adicional, direcione-os para as instruções de construção das aulas anteriores nesta unidade.
  • Não há modelo certo ou errado para esta aula.Seus alunos podem criar modelos inteiramente novos, encontrar inspiração nos modelos de aulas anteriores ou simplesmente recriar modelos de aulas anteriores.

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Lendo a história Passeio pela Cidade do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
  • Fornecendo aos seus alunos as instruções de construção de aulas anteriores para usarem como inspiração para suas novas formas de chegar ao Castelo Spike

Aumente a dificuldade:

  • Utilizando motores ou sensores adicionais
  • Criando dois programas únicos para se mover de duas maneiras diferentes para chegar ao Castelo Spike

Extensão

  • Peça que seus alunos escrevam uma história sobre como a equipe chegou ao Castelo Spike. Peça que eles utilizem diálogo e descrições, quando apropriado.

Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 90 minutos.

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