Suporte ao Professor
Preparar
Revise a aula Barco do Pântano no Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Se necessário, ensine com antecedência essas palavras relacionadas do vocabulário: conteúdo, modificações, notificar, observar e prever.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação a seguir para sugestões.
Se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de matemática. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.
Material do Aluno
Planilha do Aluno
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Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
- Promova uma discussão rápida sobre a modificação de um objeto existente para alcançar um objetivo.Converse com seus alunos sobre a necessidade de ver o que está debaixo d'água.
Faça perguntas como: O que você poderia mudar em seus olhos para torná-los capazes de ver sob a água? O que você precisaria? - Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: dizer a Sofie quando o barco estiver perto de um crocodilo.
- Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.
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Explorar
(Pequenos grupos, 30 minutos)
- Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:Crie e teste o programa que diz a Sofie quando seu barco está perto de um crocodilo.
- Peça que seus alunos recapitulem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:Modifique o programa para dizer a Sofie de uma maneira diferente quando seu barco está perto de um crocodilo.
Melhore o barco do pântano para ajudar Sofie a encontrar outros animais. - Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.
- Faça perguntas como: Como Sofie sabia quando estava perto de um crocodilo? O que você alterou em como o barco do pântano avisa a Sofie quando ela está perto de um crocodilo? O que o barco do pântano fez em seguida?
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Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
- Peça que seus alunos discutam e reflitam sobre a modificação de um programa existente.
- Faça perguntas como: Por que é importante ser capaz de modificar um programa existente? Como você decidiu quais Blocos de Programação usar quando modificou seu programa?
- Peça que os alunos organizem suas mesas.
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
- Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.
Lista de Verificação de Observação
- Avalie a proficiência de seus alunos em modificar um programa existente.
- Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:Precisa de ajuda adicional
Consegue trabalhar de forma independente
Consegue ensinar os outros
Autoavaliação
- Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.Amarelo: Acredito que consigo modificar um programa existente.
Azul: Consigo modificar um programa existente.
Verde: Consigo modificar um programa existente e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.
Avaliação por Pares
- Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
- Incentive-os a usar expressões como estas:Gostei quando você...
Gostaria de saber mais sobre como você...
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Dicas para o professor
Dicas de Programação
- Depois que seus alunos concluírem o primeiro desafio, eles terão três Blocos de Programação para Inspiração para ajudá-los a modificar seus programas.
- Os Blocos de Programação para Inspiração destinam-se a despertar a imaginação enquanto os alunos fazem experimentos para encontrar suas próprias soluções.
Dica do Modelo
- Depois que seus alunos concluírem o segundo desafio, eles irão receber três Imagens de Inspiração e um prazo aberto para melhorar seus modelos.
- As Imagens de Inspiração são para ajudar a despertar a imaginação enquanto eles fazem experimentos e alteram seus modelos.
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Lendo a história Barco do Pântano e as instruções do
Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos - Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos
Aumente a dificuldade:
- Explorando novos e diferentes blocos de programação no programa
- Incentivando seus alunos a modificar os programas uns dos outros para melhorar o trabalho um do outro
Extensão
- Faça com que seus alunos acompanhem o número de animais que o barco de Sofie detecta. Peça a eles para criar um gráfico de barras e calcular quantos a mais e quantos a menos de cada animal o barco encontrou.
Caso haja uma discussão, essa aula irá se estender além dos 45 minutos.