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SE-036

SPIKE Essential

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60-90 min

3 ao 5 ano

Avançado

Criar uma Criatura

Projete, construa e programe um modelo automatizado de uma estrutura que ajude uma planta ou animal a sobreviver ou crescer.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Descreva as estruturas internas e externas que ajudam plantas e animais a sobreviver e crescer
Projete, construa e programe um modelo automatizado de uma estrutura que ajude uma planta ou animal a sobreviver ou crescer
Colaborar com os pares para idealizar, iterar e melhorar suas ideias iniciais de design, e articular a lógica dessas melhorias

Preparar

Revise o resumo da atividade na seção Material do Aluno desta aula.
Imprima um resumo de atividade por grupo de alunos.
Se necessário, apresente essas palavras ou conceitos do vocabulário relacionado:
Se necessário, apresente as atividades tutoriais na Seção Inicial do Aplicativo LEGO® Education SPIKE™ para familiarizar seus alunos com o hardware e programação.
Revise o plano de aula e considere como gerenciar efetivamente os materiais para sua classe. Em particular, considere:
Quando distribuir os resumos de atividade, conjuntos de peças, hardware e dispositivos
Se deve remover o livreto de instruções de construção do Conjunto BricQ Motion Essential LEGO® Education

Material do Aluno

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Envolver

(Toda a classe, 5+ minutos)

  • Facilite uma rápida discussão sobre o tema do resumo da atividade.Use as perguntas "Pense como um..." sobre o resumo da atividade para ativar o conhecimento prévio de seus alunos.
  • Apresente seus alunos ao resumo e desafio da atividade.
  • Faça um brainstorm com seus alunos para definir os critérios de sucesso para este desafioUse os principais objetivos da lição para criar uma lista de critérios de sucesso juntos.

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Explorar

(Pequenos grupos, 20+ minutos)

  • Peça a seus alunos para usarem as ideias de exemplo do resumo da atividade como inspiração para suas ideias de design.
  • Peça cada grupo selecione uma ideia de design (própria ou inspirada nas ideias do exemplo) e construa-a.Se eles precisarem de ajuda ou orientação adicional, encaminhe-os para a seção "Construa!" do resumo da atividade.
  • Peça a seus alunos para programarem seus modelos para se mover e/ou reagir.Se eles precisarem de ajuda ou orientação adicional, encaminhe-os para a seção "Codinome!" do resumo da atividade.
  • Se alguns dos grupos terminarem mais cedo, amplie a atividade, referindo-as à pergunta "Fale sobre isso!".

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Explicar

(Toda a classe, 10+ minutos)

  • Reúna seus alunos para refletir sobre seus trabalhos.
  • Use perguntas e estímulos como estes:Fale-me sobre seu projeto. O que seu modelo faz?
    Como seu modelo funciona?
    Como seu programa funciona?
    Por que você o construiu assim?
    O que você faria se tivesse mais tempo?

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Elaborar

(Toda a classe, 10+ minutos)

  • Instigue seus alunos a discutir e refletir sobre o conhecimento que eles usaram para completar o desafio, ou falar sobre algumas novas ideias que eles ganharam.
  • Use a pergunta "Fale sobre isso!" para estender sua compreensão sobre o tema.
  • Peça que os alunos organizem suas mesas.

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Avaliar

(conforme necessário)

Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a ideação, construção e a programação.

 

 

Oportunidades de Avaliação

Lista de Verificação de Observação do Professor
Meça a proficiência de seus alunos nos principais objetivos da aula.

  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
  1. Precisa de ajuda adicional
  2. Consegue trabalhar de forma independente
  3. Consegue ensinar os outros

Autoavaliação
Incentive seus alunos a refletir sobre sua experiência e nível de confiança com o tema a partir desta aula.

  • Faça perguntas como essas:Depois de completar a lição de hoje, sobre qual ideia você se sente mais confiante?
    Você pode descrever o que realizou hoje?
  • Use as frases a seguir para ajudar seus alunos a pensar em voz alta:Estou orgulhoso de...
    Ainda estou curioso sobre...
    Eu me sinto confiante sobre...
    Tive uma ideia que não funcionou. Foi...
  • Faça com que cada aluno escolha a peça que sente que melhor representa seu desempenho, referindo-se aos critérios de sucesso definidos como um grupo durante a fase de Engajamento da aula.Amarelo: Acho que realizei os objetivos do desafio.
    Azul: Eu realizei os objetivos do desafio.
    Verde: Eu realizei os objetivos do desafio, e eu posso ajudar um amigo a fazê-lo também.

Avaliação de Participantes
Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.

  • Incentive-os a usar declarações como estas:Achei útil quando você...
    Gostaria de saber mais sobre como você...

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Dicas para o professor

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Diferenciar

Extensões

Extensão de Linguagem e Literatura
Se o tempo permitir, faça com que seus alunos criem artefatos escritos ou façam apresentações orais com base em suas criações.

  • Peça que eles apresentem esses artefatos para outra classe, familiares ou membros da comunidade para feedback.
  • Peça que eles exponham seus artefatos escritos publicamente (dentro ou fora da escola) para incentivar uma discussão mais ampla em torno da ideia central.
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