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SE-JP-345

SPIKE Essential

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30-45 min

3 ao 5 ano

Avançado

Correndo para a Escola

VAMOS TRABALHAR A UNIDADE DE MEDIDA TEMPO
Léo precisa descobrir o caminho mais rápido para chegar na escola. Ele acordou tarde e saiu muito atrasado. Encontrou um motorista legal para ajudá-lo.

Aula criada por:

Priscila Dias

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Aplicar unidades de medida de tempo para o cumprimento de um percurso determinado.

Preparar

Acesse o SPIKE ESSENTIAL no APP SPIKE™ LEGO® Education
Revise as Atividades Tutoriais no SPIKE APP™ LEGO® Education.
Se necessário, revise as palavras relacionadas do vocabulário: para trás, depuração, direção, para frente, frustrado e rota.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos.
Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. E se o tempo permitir, faça o planejamento e promova a extensão de matemática. Veja a seção Extensão a seguir para obter mais informações.

Material do Aluno

Lápis grafite

Borracha

Folha milimetrada

APP SPIKE™ LEGO® Education

Kit SPIKE ESSENTIAL

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Envolver

  • Introduza o tema gerador da aula a partir de experiências cotidianas dos alunos.
    • Converse com seus alunos sobre as situações cotidianas que geram atrasos ou não cumprimento dos horários nas tarefas diárias da Escola e suas consequências.
    • Faça perguntas como: Quanto tempo você leva para chegar na Escola quando está com todas as atividades de rotina organizadas? E se ocorresse por alguma razão um atraso, como chegaria mais rápido na Escola para não perder o dia de aula?
  • Apresente seus alunos aos personagens principais da história e ao primeiro desafio: montar um carro e dirigi-lo.
  • Distribua um conjunto de blocos e um dispositivo para cada grupo.

(5 minutos)

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Explorar

  • Peça que seus alunos usem o Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education para guiá-los pelo primeiro desafio:
    • Criar e testar o programa que dirige o carro.
  • Peça que seus alunos revisem e testem seus modelos para concluir os próximos dois desafios no aplicativo:
  • Você pode encontrar ajuda para a programação e construção na seção Dicas a seguir.

Duração 15 minutos

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Explicar

  • Reúna seus alunos para refletir sobre seus desafios concluídos.

Faça perguntas como: No que você estava pensando quando estava modificando o programa para que Leo ganhasse tempo em seu percurso até a Escola? Em que o seu programa para as próximas idas de Leo à Escola era diferente daquele que você fez para a carona que ele ganhou no dia em que se atrasou?

 

Duração 10 minutos

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Elaborar

  • Faça com que os seus alunos discutam e reflitam sobre o processo de teste de um programa para identificar e corrigir erros.
  • Modifique o programa para fazer o carro seguir a rota mais curta a fim de que Leo chegue mais rápido.
  • Crie uma nova rota para ajudar Léo nos próximos dias.
  • Faça perguntas como: Por que é importante testar um programa para ter certeza de que ele funciona como planejado? Como você pode usar os resultados de seus testes para melhorar o programa?
  • Peça que os alunos organizem suas mesas.

Duração 15 minutos

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Avaliar

  • Faça perguntas orientadoras para incentivar seus alunos a “pensarem em voz alta” e explicarem seus processos de raciocínio nas decisões que tomaram durante a construção e a programação.

Lista de Verificação de Observação

  • Avalie a proficiência de seus alunos em identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração).
  • Crie uma escala que corresponda às suas necessidades. Por exemplo:
    1. Precisa de ajuda adicional
    2. Consegue trabalhar de forma independente
    3. Consegue ensinar os outros

Autoavaliação

  • Faça com que cada aluno escolha o bloco que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.
    • Amarelo: Acredito que consigo identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração).
    • Azul: Consigo identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração).
    • Verde: Consigo identificar e corrigir erros em um programa (teste e depuração) e também consigo ajudar um amigo a fazê-lo.

Avaliação por Pares

  • Em pequenos grupos, faça com que os alunos discutam suas experiências de trabalhar em equipe.
  • Incentive-os a usar expressões como estas:
    • Gostei quando você...
    • Gostaria de saber mais sobre como você...

Dicas

Dicas de Programação

  • Depois que seus alunos completarem o primeiro desafio, eles irão receber uma folha quadriculada para projetar os seus percursos e criar seus mapas.
  • Seus alunos podem usar o mapa criado por eles e fazer experimentos com os Blocos de Programação disponíveis para modificar seus programas para seguir a rota da viagem.

Diferenciação

Simplifique esta aula:

  • Lendo a história *Correndo para a Escola* e as instruções do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
  • Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos

Aumente a dificuldade:

  • Explorando novos e diferentes blocos de programação no programa
  • Criando rotas para o carro de outro grupo seguir.

Duração Ao longo da Aula

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Dicas para o professor

  • Depois que seus alunos completarem o primeiro desafio, eles irão receber uma folha quadriculada para projetar os seus percursos e criar seus mapas.
  • Seus alunos podem usar o mapa criado por eles e fazer experimentos com os Blocos de Programação disponíveis para modificar seus programas para seguir a rota da viagem.

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Lendo a história *Correndo para a Escola* e as instruções do Aplicativo SPIKE™ LEGO® Education em voz alta para seus alunos
  • Selecionando uma Imagem de Inspiração para ajudar seus alunos a alterar seus modelos

Aumente a dificuldade:

  • Explorando novos e diferentes blocos de programação no programa
  • Criando rotas para o carro de outro grupo seguir
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