SP-002

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30-45 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Break Dance

Sincronize movimentos de motor de um “dançarino de break” para manter o ritmo com a luz e batidas.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Usar de forma eficiente diferentes tipos de dados, como tempo (segundos), velocidade e graus de rotações

Preparar

Faça a leitura do material do estudante no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Caso você ache necessário, planeje uma aula usando o guia de introdução no aplicativo. Isso ajudará seus alunos a se familiarizarem com o SPIKE™ Prime LEGO©®Education.

Material do Aluno

Planilha do Aluno

Baixe, visualize ou compartilhe como uma página HTML online ou um PDF para imprimir.

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Envolver

  • Utilize as ideias da seção Iniciar uma Discussão abaixo para envolver seus alunos em uma discussão relacionada a esta aula.

 

 

Iniciar uma Discussão

Inicie uma discussão sobre a importância de se mover e se exercitar ao longo do dia. Faça perguntas relevantes, como:

  • Com que frequência você deveria se levantar e se mover se estiver passando muito tempo sentado?

  • Alongar e se mover ajuda a queimar calorias?

  • Quais tipos de exercícios você poderia fazer para se manter em movimento?

  • Você faz pausas ao longo do dia ou às vezes esquece?

 

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Explorar

  • Coloque seus alunos para trabalharem em duplas para montar o robô “Dançarino de Break”.

  • Peça a eles para que experimentem com o tempo, sincronizando o movimento das pernas com a luz piscante do Hub.

Ideias de Montagem

 

Montagem Simultânea
Divida as tarefas de montagem de cada equipe para garantir que todos estejam ativamente envolvidos:

  • Aluno A: parte de cima do Dançarino de Break

  • Aluno B: parte de baixo do Dançarino de Break

Coisas para Sincronizar
Sincronização de movimento significa que cada movimento segue o ritmo. Por exemplo, tudo leva um segundo para ser concluído, que é geralmente o caso na música e na dança.

Existem várias coisas para sincronizar nesta aula.

  1. Movimento das pernas

  2. Movimento dos braços

  3. Piscadas dos pixels na Matriz de Luz

  4. Sons e notas diferentes

Adicionar Mais Funções
Adicionar um terceiro motor e um Sensor Ultrassônico dará a eles mais coisas para sincronizar. Por exemplo:

  • Movimento de um terceiro elemento

  • Piscadas da Luz do Sensor de Distância

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Explicar

  • Converse sobre sincronização de movimentos.

  • Faça com que seus alunos adicionem movimento aos braços do dançarino.

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Elaborar

  • Peça a seus alunos para adicionarem algumas batidas musicais que estejam em sintonia com os movimentos do dançarino.
  • Quantos sons eles conseguem sincronizar?
  • Agora, peça para que eles programem seus dançarinos para se moverem em intervalos regulares (por ex., a cada 30 segundos). Indique que isso é feito para lembrá-los de se levantarem e dançar!
  • Reserve um tempo para a organização.

Dicas de Programação

Programa Principal

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Avaliar

  • Forneça feedback sobre o desempenho de cada aluno.
  • Você pode utilizar as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.

Oportunidades de Avaliação

Lista de Observações do Professor
Crie uma escala que corresponda com suas necessidades, por exemplo:

  1. Concluído parcialmente
  2. Concluído completamente
  3. Além do esperado

Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:

  • Os alunos entendem os conceitos de ritmo, tempo e sincronização.
  • Os alunos observam com precisão o “dançarino de break” e fazem correções eficientes em seus programas.
  • Os alunos desenvolvem uma compreensão da funcionalidade do “dançarino de break” de forma que são capazes de programar novos ritmos seguindo novas batidas musicais em um pequeno espaço de tempo.

Autoavaliação

Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.

  • Azul: Programei as pernas do dançarino para se moverem em sincronia com a luz.
  • Amarelo: Programei as pernas e braços do dançarino para se moverem em sincronia com a luz.
  • Roxo: Programei o dançarino para se mover em intervalos regulares, tocando algumas batidas musicais para se manter em movimento.
  • Avaliação por Pares*
    Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que:
  • Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
  • Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.

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Dicas para o professor

Dicas de ProgramaçãoExtensão de Linguagem e Literatura

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades em linguagem e literatura:

  • Faça com que os alunos pesquisem e discutam por que é importante se levantar e se mover em intervalos regulares quando estiverem sentados por longos períodos em sala de aula, no computador, assistindo TV, jogando videogame, etc.

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

Extensão de Matemática

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades na matemática:

  • Faça com que seus alunos explorem ou expliquem batidas musicais em termos de frações.
  • Faça com que eles toquem batidas musicais “polirítmicas” (por ex., 2/4 com 3/8, 5/4 com 4/4).

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

Conexões de Carreira

Os alunos que gostaram dessa aula podem ter interesse em explorar estas carreiras:

  • Ciências da Saúde (Biomedicina)
  • Ciências da Saúde (Carreira Médica e Área de Saúde)

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Explorando as funções do motor e como controlá-lo com unidades diferentes (por ex., o motor funciona por segundos, por graus, por rotações), utilize o material do guia de introdução Motores e Sensores para ajudá-lo.

Leve esta aula ao próximo nível:

  • Fazendo com que as equipes sincronizem seus modelos para criarem um “flash mob”