top of page

SP-008

SPIKE Prime

Image-empty-state.png

45-60 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Jogo de Tabuleiro

Nesta aula os alunos irão repensar um pouco sobre a importância dos jogos de tabuleiro para o raciocínio Lógico e o lazer em família. Seguindo as etapas do processo de ensino aprendizado.

Aula criada por:

Jandira Saiba

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

- Repensar formas de aprendizado;
- Desenvolver o trabalho colaborativo;
- Verificar a Importância dos jogos em nosso dia a dia;
- Conhecer os diferentes jogos de tabuleiro e seus benefícios;
- Refletir sobre regras e engajamento de jogos.

Preparar

Faça a leitura do material do estudante da aula "GOL!" no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.

Material do Aluno

Material do estudante no aplicativo LEGO® Education SPIKE.

Vídeo contextualizando os jogos de tabuleiro no link do material do aluno.

Image-empty-state.png

Envolver

Utilizar itens de discussão como:

  • O que são jogos de tabuleiro?

  • Como surgiram?

  • Quais eram os jogos que os pais de vocês jogavam?

  • Eram diferentes dos jogos de hoje? Por quê?

  • Quais os benefícios destes jogos?

  • Vocês tem jogos de tabuleiro em casa?

--

Image-empty-state.png

Explorar

- Trabalhar em dupla e construir o Jogo do tabuleiro disposto no manual;

- Testar a progrmação e movimento;

- Fazer os testes com os blocos construídos no passo a passo.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Fazendo testes:

Pedir aos alunos que joguem com diferentes materiais e que consigam demonstrar através de uma tabela o número de acertos de cada objeto;

Logo depois pedir aos alunos que façam o mesmo porém com distância maior; 

Anotar os dados dos testes.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Incentivar os alunos a verificarem se as formas dos objetos jogados influenciam no jogo;

Pedir aos alunos que formem regras para o jogo.

--

Avaliar

Incentive seus alunos a dar feedback aos outros de forma construtiva que incentive no processo de ensino aprendizado.


Crie uma escala que corresponda com suas necessidades, por exemplo:

  1. Concluído parcialmente

  2. Concluído completamente

  3. Além do esperado

Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:

  • Os alunos conseguem identificar critérios de testes.

  • Os alunos conseguem conduzir um teste justo.

  • Os alunos conseguem chegar às conclusões com base em seus resultados de teste e comunicá-las com clareza.

--

Dicas para o professor

Extensão de Linguagem e Literatura

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades em linguagem e literatura:

  • Faça com que seus alunos criem uma apresentação ou um vídeo de análise destacando prós e contras do jogo.

Peça a seus alunos para carregarem seus vídeos nos canais apropriados, use comentários como feedback.

Diferenciar

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas:

  • Apresente tabelas que que possam fazer pontuações dos objetos jogados em relação à distância.

Faça com que seus alunos pontuem, cada objeto mais assertivo 10 pontos, menos assertivo menos ponto.

bottom of page